Sonia Abrão é a fórmula vencedora dos 12 anos de A Tarde É Sua

Publicado há 3 anos
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O vespertino da RedeTV! A Tarde É Sua apresentado pela Sonia Abrão comemora 12 anos de sucesso com uma única e simples fórmula, a fofoca, porém, a maior e melhor atração do programa são as opiniões de sua própria apresentadora, Sonia Abrão, que, desta mesma forma surgiu no impresso Notícia Populares, passando pelo Diário Popular e Diário de São Paulo, logo após assinou colunas em revistas como Contigo e Amiga. Sendo uma das poucas, ou, talvez, a única profissional desta área de entretenimento televisivo no brasil que passou por todas as emissoras, seja como integrante de algum programa, jurada, repórter ou apresentadora, Sonia esteve em todas elas. Não bastasse, a jornalista também marcou a história do rádio sendo líder de audiência durante muito tempo no AM: Tupi, Globo, América, Capital, Record e, de lá pra cá, ela sempre carregou a marca jornalística em toda a sua trajetória.

Veja também: Irregular, O Outro Lado do Paraíso não deixará saudades

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Somando prestígio e credibilidade, Sonia, mesmo tendo firmado uma carreira sólida, ainda sofreu as dificuldades de uma mulher com opinião forte e independente dentro de um cenário artístico tão machista. Foi destaque como jurada nos programas mais populares e marcantes da história da TV brasileira como Chacrinha, Flávio Cavalcante e Silvio Santos antes de estampar suas principais características em grandes coberturas jornalísticas como repórter do Domingo Legal com o Gugu Liberato. Veio o A Casa É Sua na Rede TV! no início dos anos 2000, mas foi com o Falando Francamente no SBT que Sonia Abrão conseguiu apresentar o melhor programa de toda a sua carreira. Diariamente nas tardes do SBT a jornalista entrevistava grandes personalidades e artistas, além de fazer cobertura dos bastidores da TV, até, um dia ter aceito o desafio proposto por, ninguém mais ninguém menos que Silvio Santos. Sonia ganhou os sábados do SBT e entrou para uma guerra de audiência acirradíssima apresentando um Falando Francamente com seis horas de duração e uma plateia de 200 pessoas, confrontando diretamente com Luciano Huck, Raul Gil e Gilberto Barros. “Se eu não topar desafios novos, não saio do lugar”, disse Sonia Abrão, na época.

Leia Mais: Boris Casoy e os 30 anos de “Isto é uma vergonha”, o bordão que mudou o telejornalismo

Em 2004 Sonia integrou o time de estrelas da Record, com o Sonia e Você, usando o mesmo formato de programas que a consagrou na televisão, o programa se ajustou aos moldes da emissora da Barra Funda e até hoje é lembrando como o último grande programa vespertino de sucesso e o único a ter ultrapassado a casa dos dois dígitos em audiência. Em 2006 a jornalista assinou contrato com a Rede TV! e retornou apresentando o A Tarde É Sua, que, este mês está comemorando os seus 12 anos de vida sendo referência para a concorrência, que viu na fórmula do programa de Sônia Abrão o conteúdo que reflete em audiência.

Até a própria Rede Globo se rendeu às fofocas e inseriu no Vídeo Show, mesmo que de maneira singela e disfarçada. Então, você me pergunta, haja interesse na vida alheia. Pois sim! o interesse em saber se o jardim do vizinho é mais florido que o seu é um hábito existente desde que gente é gente. O que explica o fenômeno chamado Sonia Abrão, é que, ela, por si só, é a maior atração do programa, muito mais que o interesse em saber se tal pessoa engravidou ou se a grade da concorrência mudou, o telespectador sintoniza no A Tarde É Sua para assistir a performance da jornalista diante de tais fatos. É um show, é propriedade e segurança na palavra dita, é tiro certeiro. A opinião dela pode ser ou não a mesmo opinião do público, mas, não importa, Sonia Abrão se aproxima do povo brasileiro usando o poder da palavra e a força no olhar.

São duas horas de atração diária, Sonia e câmera. A jornalista parece ser de casa, é como abrir a porta para uma vizinha querida ou pra uma amiga mais chegada da família. Sonia nunca saiu do tom. Ela bate na mesa, ela abandona programa ao vivo, ela dá bronca, reclama, se emociona, dá voz, vai pro merchan, volta, e está sempre ali, no salto e no mesmo tom. É dom, é domínio, é mulher de fibra e forte. Sonia Abrão é o tom da televisão à tarde e não tem pra ninguém. Seja na RedeTV! ou em qualquer outra emissora, quando falamos de tardes da TV brasileira, falamos de Sonia Abrão.

+ OBSERVATÓRIO DA TELEVISÃO

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio