De mocinha de Janete Clair a vilã cômica de Walcyr Carrasco: a carreira de Elizabeth Savala

Em 45 anos de trajetória nas novelas, a atriz deu vida a personagens inesquecíveis como Malvina, de Gabriela, e Jezebel, de Chocolate com Pimenta

Publicado há 22 dias
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Descendente de espanhóis, a atriz Elizabeth Savala iniciou sua carreira ainda bastante jovem, em espetáculos teatrais e teleteatros da TV Cultura. A participação nos programas do Teatro 2 integrava a relação de cadeiras do curso da Escola de Arte Dramática (EAD) na época.

Não demorou para que ela ingressasse na TV Globo, como a Malvina de Gabriela, em 1975. Sua personagem era uma jovem contestadora e à frente do seu tempo, que desafiava as convenções de uma Ilhéus muito tacanha, na década de 1920. Seguiu-se uma série de personagens até meados dos anos 1980.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dois grandes destaques da carreira de Elizabeth Savala ocorreram em novelas de Janete Clair: O Astro e Pai Herói, entre 1977 e 1979. Nas duas seu par romântico foi Tony Ramos. Lili e Márcio, e depois Carina e André, conquistaram o País.

Embora tenha feito alguns trabalhos na TV nos anos 1990, a partir de 2001 Elizabeth Savala se tornou uma presença constante no vídeo novamente, quase sempre em histórias escritas por seu amigo Walcyr Carrasco.

Uma delas, Chocolate com Pimenta (2003), está no ar no Canal Viva. Nela, Elizabeth viveu Jezebel, malvada cômica inesquecível. O Vale a Pena desta semana fala aqui no Observatório da TV sobre essa atriz talentosa e de fibra. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio