Grátis

Tiago Barbosa volta ao repertório de Milton Nascimento em show de retorno à música

Ator, que deu vida ao compositor em musical sobre o Clube da Esquina, estreia turnê com apresentação gratuita

Publicado em 27/05/2024

Celebrado como um dos principais atores do teatro musical brasileiro, com carreira de fôlego no exterior, Tiago Barbosa volta aos palcos nesta quinta-feira, 30, quando estreia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, Tiago Barbosa Canta Milton Nascimento, show dedicado – como o título faz supor – à obra do compositor carioca de vivência mineira e que deve percorrer outras cidades do Brasil.

O espetáculo marca o retorno de Barbosa à música cinco anos após seu último show solo, Estrada, espetáculo idealizado como celebração de trajetória ascendente contada a partir de 2013 quando o ator foi a estrela da primeira montagem brasileira de O Rei Leão no papel do jovem príncipe Simba. 

Sua interpretação foi tão marcante que Barbosa a repetiu na montagem espanhola do blockbuster da Disney, construindo carreira de sucesso no meio do teatro musical espanhol. No país, o ator chegou a disputar com Antonio Banderas o prêmio de melhor ator em teatro musical por seu desempenho como a drag queen Lola em Kinky Boots.

Banderas levou a melhor, mas a indicação serviu como mola propulsora para a carreira do artista, que retornou ao Brasil em 2022 para estrelar Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem, musical dirigido por Dennis Carvalho sobre o movimento de ascensão da música mineira capitaneada por Lô Borges, Toninho Horta, Flávio Venturini, Beto Guedes e Milton Nascimento, interpretado por Barbosa.

Tiago Barbosa como Milton Nascimento em Os Sonhos não Evelhecem
Tiago Barbosa como Milton Nascimento em Os Sonhos não Evelhecem

Sob a direção musical de Murillo Leme, Tiago Barbosa Canta Milton Nascimento afina ainda mais a relação musical do ator e cantor com o repertório de Bituca, de quem interpreta temas como Travessia (Milton Nascimento/ Fernando Brant 1967), Caçador de Mim (Sérgio Magrão/ Luiz Carlos Sá, 1981) e Nos Bailes da Vida (Milton Nascimento/ Fernando Brant, 1981).

O repertório do show deve contar ainda com temas menos recorrentes no repertório do compositor, como Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento/ Fernando Brant, 1988), além de títulos imortais do álbum Clube da Esquina (1972), como Nada Será como Antes (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos) e Cais (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos), entre outros.

Acompanhado de um quinteto de músicos formado por Rafael Piedade (guitarra e violão), Juninho Santos (baixo elétrico e backing vocal), Alfredo Mãozinha (percussão), Vinicius Máximo (bateria), além do próprio Murillo Leme, que assume teclados, violão, programação eletrônica e backing vocal, Tiago Barbosa Canta Milton Nascimento contará com única apresentação gratuita às 18h na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso.

Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência antes da apresentação do show, que, ao longo do segundo semestre, deve ganhar apresentações em outras capitais do país, dois anos após Milton Nascimento deixar os palcos com a turnê de despedida A Última Sessão de Música.