Mercado Editorial

Peça sobre a trágica vida de Isadora Duncan ganha publicação em livro antes de chegar à cena

Escrito pela finalista do prêmio Jabuti Marília Passos, texto narra a trajetória da bailarina pelo olhar de sua mãe

Publicado em 29/05/2024

A trágica vida da bailarina norte americana Isadora Duncan (1877-1927), pioneira nas investigações em volta da dança contemporânea, ganha uma nova chance no teatro e no mercado literário a partir de junho, quando chega às prateleiras Isadora, livro com registro da peça homônima escrita pela romancista finalista do prêmio Jabuti Marília Passos e ainda inédita nos palcos.

Editado através da Labrador Edições, Isadora parte do reencontro da bailarina com sua mãe, na Califórnia, nos Estados Unidos, após o sucesso e a depressão que a acometeram durante seu período em Paris, para passar a limpo a trajetória de um dos principais nomes da dança universal.

Tomando como base o livro de memórias Minha Vida, lançado em 1928, o texto traça paralelos entre a vida da mãe da personagem-título e todas as tragédias que acometeram sua filha. Entre elas está a morte dos dois filhos, afogados no rio Senna, também em Paris, após um acidente de carro.

A própria morte de Duncan é hoje considerada uma das grandes tragédias do showbiz. Em 1927, a artista dirigia um carro conversível quando a echarpe que usava enroscou na roda e a atirou para fora do carro.

O livro Isadora será publicado com tiragem inicial de 500 exemplares, com parte das publicações doadas às instituições de ensino técnico nas áreas do teatro, da dança e da produção cultural, além de equipamentos culturais e bibliotecas públicas do Estado. 

O lançamento acontece no dia 18 de junho, quando Marília Passos realiza uma oficina de escrita criativa no Teatro Municipal da cidade de Ubatuba, litoral paulista. Os ingressos são gratuitos.