Enfrentando o Fim

Isabel Teixeira volta à cena dirigida por Marcos Caruso em peça de Jandira Martini sobre a morte

Dramaturga, que morreu em janeiro, arquitetava montagem de Em Busca do Bonde Perdido desde 2021

Publicado em 14/06/2024

Foi durante as gravações da novela Elas por Elas que os atores Marcos Caruso e Isabel Teixeira se aproximaram e passaram a discutir a possibilidade de repetirem a dobradinha da novela nos palcos. Pouco mais de dois meses após o fim da novela, a dupla anuncia a estreia de Jandira – Em Busca do Bonde Perdido, espetáculo que marca a parceria no teatro com Teixeira em cena e Caruso na direção.

A montagem, com estreia prevista para agosto no palco do Teatro das Artes, dentro do Shopping da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, é a primeira encenação de um dos últimos textos escritos pela atriz e dramaturga Jandira Martini (1945-2024), e também sua obra mais pessoal, na qual reflete sobre a finitude após o diagnóstico de câncer. A obra foi finalizada em 2021 e Martini tinha o desejo de montá-la antes de sair de cena.

Parceiro profissional da autora por mais de 40 anos anos, Marcos Caruso aceitou o convite do produtor Fernando Cardoso, da Mesa 2 Produções, para dirigir Isabel Teixeira na empreitada de estrelar a montagem, que, junto ao drama familiar Memórias do Vinho, com estreia prevista também para agosto, mas em São Paulo, sob a produção da mesma Mesa 2, será a primeira obra póstuma da autora.

Em Jandira – Em Busca do Bonde Perdido, a personagem título se vê frente a frente com o público após a descoberta de uma doença que a coloca frente a frente com a finitude da vida. Em um jorro de sinceridade, se vê relembrando passagens da vida profissional e pessoal guiadas pela paixão pelo ofício de interpretar.

O espetáculo marca também o retorno de Isabel Teixeira aos palcos após seis anos. Seu último trabalho como atriz foi no drama Ítaca (2018), parte do projeto Nossa Odisséia, no qual a diretora Christiane Jatahy dava novos passos em sua pesquisa acerca do teatro documentário e do uso de vídeo em espetáculos teatrais.

Jandira – Em Busca do Bonde Perdido estreia no dia 09 de agosto no Teatro das Artes, onde cumpre curta temporada até o dia 01 de setembro. As sessões acontecem às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h. Os ingressos custam de R$ 50 (meia) a R$ 100 (inteira).