Única Chance

Diadorim, que insere Guimarães Rosa no universo queer, chega ao Rio para única sessão

Estrelada por Vera Zimmerman, montagem chega ao palco do Teatro do Sesi após temporada em SP

Publicado em 06/06/2024

Uma das principais personagens da vasta obra de Guimarães Rosa (1908-1967), Diadorim, de Grande Sertão: Veredas, já ganhou versões e visões ao longo dos anos em diferentes veículos, como a TV, o cinema, as artes plásticas, a dança e o teatro. 

Em Diadorim, espetáculo com dramaturgia de Márcia Zanelatto e direção de Guilherme Leme Garcia, que chega ao palco do Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá, no Rio de Janeira, a garota que se traveste de cangaceiro para entrar em guerra e vingar a morte do pai ganha nova leitura.

Estrelada por Vera Zimmermann, a montagem insere a personagem em um universo queer explorando com mais profundidade o ato de Diadorim se travestir como homem e estabelecendo relações mais intensas não com Riobaldo ou com a figura paterna, mas sim com os elementos que guardam o segredo de seu sexo, como o rio que a banha ou a faca que a acompanha durante as batalhas.

Com produção hi-tech, Diadorim chega ao Teatro Firjan Sesi em Jacarepaguá, região oeste da capital fluminense, para única apresentação no dia 21 de setembro, sábado. A sessão acontece às 20h e os ingressos, já à venda, custam de R$ 15 (meia) a R$ 30 (inteira).