APOSTA

1883: Conheça Isabel May, atriz que promete surpreender veteranas no Emmy

Jovem de 21 anos, com passagens na Netflix e em Young Sheldon, foi excepcional no spin-off de Yellowstone

Publicado em 06/03/2022

Primeiro spin-off de Yellowstone, a minissérie 1883 chegou ao fim no último domingo (27) consagrando uma jovem atriz. Aos 21 anos, Isabel May entregou uma atuação memorável durante os dez episódios do drama, no qual interpretou a filha de desbravadores rumo ao Velho Oeste americano no final do século 19. Ela se credenciou à disputa do Emmy deste ano.

Na pele da adolescente prestes a virar adulta Elsa Dutton, Isabel May dominou muito bem os traços da personagem, uma tomboy que desejava distância dos padrões da feminilidade e vestia calça jeans para virar vaqueira. Ela embarcou em uma jornada de empoderamento preocupando a mãe e deixando o pai orgulhoso.

Fica o debate se Isabel foi a protagonista ou não de 1883. É Elsa quem narrou os acontecimentos da trama, sempre em tom sereno e pronunciando palavras repletas de simbolismos. A jovem descreveu como era, para uma garota aos 17 anos, atravessar os Estados Unidos e encarar diversos problemas no meio do nada.

Isabel sorriu, lutou, se apaixonou (duas vezes) e tomou conta de toda a narrativa. No evento oficial de lançamento de 1883, ela disse, tímida, ser “tão desconhecida como uma pessoa pode ser”. Esse status mudou, definitivamente.

Quem é Isabel May

A atriz viveu em 1883 o primeiro grande papel da carreira. Antes, tinha atuado em três temporadas de Alexa & Katie (2018-2020), sitcom da Netflix, sem grande sucesso. 

Natural da Califórnia, Isabel May nunca tinha montado em um cavalo antes de 1883. A adolescência foi dedicada aos livros. A família permitiu que ela estudasse online (EAD) para ter tempo o bastante gasto em cursos de atuação.

Essa aposta vingou, pois logo surgiu o trabalho em Alexa & Katie, como a protagonista Katie. E depois veio a oportunidade de aparecer em Young Sheldon na pele de Veronica Duncan. Em nove episódios da comédia, Isabel interpretou uma crush de Georgie (Montana Jordan), irmão mais velho de Sheldon (Iain Armitage).

Disputa no Emmy

1883 é minissérie, afirmação feita por Taylor Sheridan, o criador da franquia Yellowstone. A recém-encomendada 1932 será a continuação do drama estrelado por Isabel May.

Essa é uma definição importante. Ou seja, a atriz tentará vaga nas categorias de minisséries. Mas há outra decisão: ela irá se inscrever como protagonista ou coadjuvante?

Por ser possível defender as duas opções, talvez o que motive escolher uma em detrimento da outra são as melhores chances de concorrer ao Emmy.

Melhor atriz de minissérie é sempre uma categoria concorridíssima, e em 2022 não será diferente. Isabel teria menos chances contra nomes do nível de Viola Davis (The First Lady), Mackenzie Davis (Estação Onze), Julia Garner (Inventando Anna), Amanda Seyfried (The Dropout) e a favorita Margaret Qualley (Maid).

Entre as coadjuvantes, as possibilidades melhoram para Isabel May. Aqui, o favoritismo é de Jennifer Coolidge (The White Lotus). A concorrência está aberta e há mais oportunidades de surpreender, aparecendo ao lado ou desbancando nomes do tipo de Andie MacDowell (Maid), Florence Pugh (Gavião Arqueiro) e Kaitlyn Dever (Dopesick).

Os indicados à 74ª edição de Emmy será conhecidos em 12 de julho.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade