Atentado

Renascer: Acusado de invadir terras, José Inocêncio é alvo de tocaia e abandonado para morrer

Coronel Firmino põe a vida do rapaz em risco

Publicado em 21/01/2024

A estreia de Renascer nesta segunda-feira (22) promete fortes emoções ao público da Globo. Adaptação de Bruno Luperi para a obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, a novela se centra na saga de José Inocêncio (Humberto Carrão / Marcos Palmeira) e da família que este constrói ao longo dos anos.

A história começa no início dos anos 1990, na região cacaueira de Ilhéus, no sul da Bahia. O encantamento pelo jequitibá, árvore conhecida como a ‘gigante da floresta’, é tão emblemático que o forasteiro não percebe a aproximação de jagunços.

Sem pertences, ele traz apenas uma garrafa de vidro com um diabinho em seu interior. A figura, no entanto, não é notada pelos homens contratados pelo coronel Firmino (Enrique Diaz), que acusam de invasor daquelas terras.

Como punição, José Inocêncio é pendurado de cabeça pra baixo em uma árvore e tenta, em vão, se defender e é despelado aos poucos, e abandonado para morrer. Até que é surpreendido pela aparição de um anjo: o mascate Rachid (Gabriel Sater / Almir Sater).

Ele salva o futuro ‘coronelzinho’ na primeira das muitas tocaias que José Inocêncio irá enfrentar em sua jornada. O episódio não deixa apenas cicatrizes pelo corpo. Ao sobreviver, ele ganha a fama de ‘homem que tem o corpo fechado para morte’. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade