reprise

Paraíso Tropical: Encurralado, Mateus fica sem saída e confessa real intenção: “Era o que eu queria”

Empresário fica chocado

Publicado em 08/01/2024

Cássio (Marcelo Antony) descobre a verdadeira identidade de Mateus (Gustavo Leão) em Paraíso Tropical. Nos próximos capítulos da trama, que está em reprise na Globo, o rapaz, que está trabalhando como entregador no restaurante do pai, é chamado pelo nome real na frente do empresário.

Com isso, Cássio desvenda toda a farsa: Mateus é fruto de seu relacionamento com Lúcia (Glória Pires) há 18 anos. Por isso, decide confrontar o rapaz. “Então o seu pai morreu ou… Você não sabe dele? Porque se a tua mãe está no exterior há anos, como é que você disse que tinha ficado na casa dos seus avós pra fazer vestibular no Rio? Seu pai não morreu, né, Mateus?”, dispara o namorado de Taís (Alessandra Negrini).

Não. Não morreu, mas ele… Do que você me chamou?“, estranha o garoto. “Os quatro evangelistas. Ato falho, cara. Se você se chamasse Marcos, ou Lucas, ou João, não tinha razão para escolher. Mas você se chama Mateus”, dispara Cássio. Sem saída, o garoto confessa que inventou essa mentira para se aproximar do pai.

“Por que eu queria ficar mais perto de você, ser seu amigo. Queria que você gostasse de mim sem saber quem eu sou”, explica Mateus. Cássio cai no choro diante da revelação e decide ser sincero. “Eu não me sinto seu pai. A gente tem que achar um jeito de se relacionar, de tratar um com o outro. Não dá pra me sentir pai assim de repente. Eu não vou criticar sua mãe, mas ela errou em não me dizer que você tinha nascido”, diz.

Não quero mais que você trabalhe para mim. Você tem que estudar, que é o que sua mãe quer. Eu vou ser mais um amigo que você vai ter no Rio. Você não precisa mais ir no Frigideira pra me ver. Prometo que te procuro“, declara o pai ausente. Mateus concorda, fica com os olhos cheios de lágrimas e entende que Cássio não quer assumir seu papel de pai. Mas ele não se deixa abalar. “Era o que eu queria ser, seu amigo. Só de não ter mais que ficar mentindo…“, declara ele, que abraça o homem.