Despotismo

Jesus: Ensandecido, Pilatos ordena genocídio de judeus e samaritanos: “Que sejam trucidados!”

Chuza se preocupa com ordem dada a Longinus

Publicado em 31/08/2023

Nem a gratidão pela ressurreição da filha, Helena (Júlia Maggessi), será capaz de frear a ira de Pôncio Pilatos (Nicola Siri) contra os israelitas. Tanto é verdade que, nos próximos capítulos de Jesus, o marido de Cláudia (Larissa Maciel) ordenará o extermínio em massa dos descendentes hebreus.

Tudo começa quando uma multidão de samaritanos armados invade o monte de Jerusalém, em busca do tesouro que o patriarca Moisés supostamente teria enterrado por lá. Preocupado com a ira que a situação provoca em Pilatos, Chuza (Tadeu Aguiar) tenta explicar a ele o contexto por trás dessa atitude.

Existe uma disputa entre judeus e samaritanos. No mínimo, os samaritanos procuram provas de que um…“, começa a dizer. Pilatos, porém, nem o deixa terminar antes de rebater. “Por que seu povo sempre arruma confusão por conta de sua lendas e divindades? Cansei dessas histórias!“, esbraveja.

O que fazemos, senhor?“, indaga Longinus (Sacha Bali), à espera de ordens do governador para agir. “Ainda pergunta? Mate-os! Quero todos mortos: homens, mulheres, crianças!“, ordena o pai de Helena. “Não deixem um só vivo, para que a mensagem seja clara. Judeus e samaritanos não se odeiam?

Pensar diferente não é o mesmo que odiar“, retruca Chuza, indignado com o autoritarismo désposta de Pilatos. Mesmo assim, o governador romano não volta atrás. “Não aceitarei mais desordem em meu território. Tampouco quero ouvir sua opinião. Mandem uma legião! Que os malditos sejam trucidados!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade