Mar do Sertão

Coronel Tertúlio finalmente “desperta” e com sangue nos olhos, enquadra Deodora e a prende no quarto como castigo

O fazendeiro fingiu por dias estar desacordado, ouviu barbaridades da esposa e agora vai coloca-la no seu devido lugar

Publicado em 01/12/2022

Em Mar do Sertão, foi só o coronel Tertúlio (José de Abreu) levar um tiro e ficar desacordado sobre uma cama por dias – ao ser dopado por Deodora (Débora Bloch) – para a fazendeira dondoca e fogosa começar a aprontar todas em Canta Pedra, inclusive seduzir outro homem, mostrando que de santinha nunca teve nada.

Mas, Tertúlio foi salvo pela fidelidade de seus funcionários, Ismênia (Ana Miranda) e Catão (Déo Garcez). A empregada percebeu que a Deodora estava dando remédios para que o coronel ficasse dormindo e trocou o líquido por azeite, sem que a fazendeira percebesse. E, aos poucos, Tertúlio acordou, mas seguiu o conselho dos escudeiros e continuou fingindo para se proteger.

Deodora (Debora Bloch) em Mar do Sertão
Deodora (Debora Bloch) em Mar do Sertão

Fato é que, durante a farsa, o coronel ouviu absurdos da esposa e ficou muito decepcionado com ela. E pior, ainda descobriu que ela passou a se insinuar para Pajeú (Caio Blat) para trazer o jagunço para seu lado.

Depois que Tertulinho (Renato Góes) flagra a mãe na casa da Pajeú não gosta nada da história e não precisa de muito para deduzir que Deodora se envolveu com o matuto, ficando em choque com o comportamento da mulher a quem sempre teve como grande exemplo.

O advogado proíbe que Deodora volte a se aproximar de Pajeú e cobra explicações da mãe, que desconversa e sai pela tangente. Vendo a angústia do filho, Tertúlio toma uma decisão e finalmente desperta para a esposa. Ele já “acorda” na frente da malandra cheio de atitude e a confronta sobre tudo o que ouviu e o que ela fez.

Deodora se apavora, mas tenta se safar inventando histórias e fingindo estar feliz pelo fato do marido ter acordado. Já um pouco mais forte e sem a menor paciência para aguentar as mentiras da esposa, Tertúlio toma uma decisão radical e, em meio à raiva que está sentindo, tranca Deodora no quarto, para desespero da mulher sacana. Já Tertulinho volta a ficar ao lado da mamãezinha e exige que o pai a liberte do castigo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade