Você se lembra? A Vida da Gente mostrou destinos turísticos como Bonito, Gramado e Ushuaia

Folhetim de Lícia Manzo está programada para substituir Flor do Caribe, em março

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Bonito, no Mato Grosso do Sul. Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina. Este até poderia ser um roteiro de viagens com ideias para as próximas férias (ou para quando a pandemia passar), mas são, na verdade, algumas das locações de A Vida da Gente, novela das seis que será reexibida em edição especial a partir de 1º de março.

É para viajar sem sair do sofá!  Durante as gravações, que ocorreram em 2011, foram mais de 30 dias de viagem. O ponto de partida foi Bonito (MS), onde Fernanda Vasconcellos e Rafael Cardoso gravaram toda a sequência do primeiro capítulo, quando os personagens admitem que estão apaixonados.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ana (Fernanda Vasconcellos) em Buenos Aires (TV GLOBO / Renato Rocha Miranda)

As cenas subaquáticas da trama foram realizadas em um lago com águas cristalinas. De lá, Fernanda foi para a neve de Ushuaia, na Patagônia Argentina, o segundo destino da equipe. Durante uma semana, Fernanda e Ana Beatriz Nogueira, que interpreta Eva, sua mãe na trama, gravaram nos parques, bosques e lagos da região conhecida como o fim do mundo.

As locações serviram como cenário para a fase em que a personagem Ana (Fernanda Vasconcellos) passa uma temporada fora do Brasil com a mãe. De lá, elas partiram para a capital argentina, onde se encontraram com Gisele Fróes, que dá vida à Vitória, treinadora de Ana na história.

Iná (Nicette Bruno) e Laudelino (Stênio Garcia) (Globo/Renato Rocha Miranda)

Em Buenos Aires as atrizes gravaram em San Telmo, Puerto Madero, Caminito, entre outros locais.  O último destino foi o sul do Brasil. Embora a família dos principais personagens seja de São Paulo, é em Porto Alegre e Gramado que a trama se passa.

No local, Fernanda Vasconcellos, Nicette Bruno, Sthefany Brito, Rafael Cardoso e Marjorie Estiano gravaram em locações como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Mercado Público, o Cais do Porto, o Parque Moinhos de Vento, entre outros cartões postais.

Manuela ( Marjorie Estiano ) em Porto Alegre (Globo/Renato Rocha Miranda)

Em Gramado, as gravações foram realizadas nos principais pontos turísticos da cidade, como a Rua Borges de Medeiros e a Igreja da Matriz. Na trama, Gramado é a cidade onde mora a doce Iná (Nicette Bruno), avó de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano).  

Os detalhes da caracterização 

O cotidiano, simples e corriqueiro, é a fonte de inspiração para a caracterização de todos os personagens de A Vida da Gente. Para seguir este conceito, a equipe precisou trabalhar com alguns truques, especialmente na viagem para Ushuaia, quando os atores ficaram expostos ao frio e ao vento. Neste período das gravações, foram usadas pinceladas de vaselina depois da maquiagem pronta para que tudo tivesse um efeito mais natural.  

Ana (Fernanda Vasconcellos) (GLOBO: Fabricio Mamberti)

 O conceito de simplicidade também permeou as peças do figurino. Para montar o guarda-roupa da novela, a equipe garimpou em lojas do Rio, Buenos Aires, São Paulo e Porto Alegre. Diversas jaquetas de couro, que compõem o traje da personagem Vitória (Gisele Fróes) vieram da capital argentina.

Já a maioria dos casacos de invernos foi comprada em Porto Alegre. Mesmo sendo o inverno a estação que marca a estreia da trama, a paleta de cores do figurino é bem colorida e clara já que a obra é leve e solar. A personagem Ana (Fernanda Vasconcellos) tem ainda outra particularidade: sempre usa uma peça ou acessório vermelho, para marcar a presença da tenista em cena.  

O sul do Brasil cenografado 

A cidade cenográfica de A Vida da Gente foi projetada para ser dividida entre Porto Alegre e Gramado, onde a trama se passa. Na ocasião das gravações, a equipe de cenografia construiu uma área comercial inspirada no bairro Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

Para Gramado, a equipe priorizou a arquitetura europeia do local, assim como um paisagismo bem típico, com heras, trepadeiras e hortênsias, e uma mistura de plantas naturais e artificiais.

O piso desta parte da cidade projetada nos Estúdios Globo era quase todo de pedra, exatamente como a Gramado real. A simplicidade e o realismo foram a base para os quase 70 ambientes que foram erguidos em estúdio para a obra.

Além da cidade cenográfica, uma quadra de tênis foi construída nos Estúdios Globo especialmente para a novela, assim como parte da arquibancada. E uma curiosidade da época: parte da figuração e os cenários dos estádios foram inseridos ao redor da quadra virtualmente.   

A Vida da Gente estreia em 1º de março, na faixa das seis. A novela é escrita por Lícia Manzo, com direção de núcleo e geral de Jayme Monjardim, e direção geral de Fabrício Mamberti

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio