Luto

Veterano da TV, Reynaldo Boury, diretor de novelas do SBT e da Globo, morre aos 90 anos

O profissional foi responsável pela direção de tramas como Sinhá Moça, Tieta, Carrossel, Chiquititas, As Aventuras de Poliana, entre dezenas de outras

Publicado em 25/12/2022

A teledramaturgia, e a TV brasileira como um todo, perdeu neste domingo (25) dia de Natal, uma das figuras mais marcantes de sua história. O diretor Reynaldo Boury faleceu aos 90 anos. A notícia foi confirmada pelo neto, o ator do SBT Guilherme Boury, em suas redes sociais.

“Vôzinho, queria te dizer que TE AMO mais que tudo nessa vida , você sempre foi exemplo de homem, sem você essa família não seria nada !!! Hoje o céu está em festa, mas nós aqui estamos muito tristes e desolados, queria tanto te dar um último abraço, mas na vida as coisas não acontecem como queremos, Deus está no comando e ele quis assim, estou distante da família com o coração apertado e dolorido, descanse em paz vovô!!! R.I.P * 25/12/2022 * vovô Boury”, escreveu o ator que interpreta Sérgio na novela Poliana Moça.

O diretor Reynaldo Boury em ação em As Aventuras de Poliana
O diretor Reynaldo Boury em ação em As Aventuras de Poliana

No início da tarde de domingo a assessoria de comunicação do SBT, emissora em que Boury trabalhava atualmente, divulgou uma nota oficial lamentando a perda do importante profissional. “O SBT se entristece com a perda do grande diretor e querido colega de trabalho e amigo, deseja que Deus conforte sua família neste momento, e tem certeza que seus trabalhos serão sempre lembrados com grande afetividade por todo o público brasileiro que acompanha desde sempre as novelas dirigidas por ele.

De acordo com a nota, Boury estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e faleceu em decorrência de um choque séptico. A Cerimônia de Despedida acontece no Cemitério e Crematório Parque dos Ipês, em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo.

Sophia Valverde, protagonista de As Aventuras de Poliana e Poliana Moça, lamentou a morte do diretor em uma mensagem em sua página no Instagram. “Acabei de ver aqui que o @rboury faleceu 💔 ainda não tô acreditando e tô chorando muito. Eu amava ele porque era um diretor incrível, uma pessoa maravilhosa, estava sempre pronto a me escutar quando eu precisasse e me ensinou muitoooooo! No nosso último encontro, que foi na pizzaria, ele me fez chorar com as palavras que disse pra mim, sempre com muito carinho, ele me orientava para tentar sempre ser uma atriz melhor. Não tenho nem muitas palavras, porque quando me lembro dele, só tenho gratidão por ter podido trabalhar com ele em 3 novelas e honra porque ele é o melhor! Então, ser dirigida por ele e escolhida por ele, só me fez ter mais respeito, amor e profissionalismo no meu trabalho.,Todos perdem com a sua ida: a família, eu, SBT, as novelas….,Quantas saudades vai deixar. Tinha o sonho ainda de ser dirigida mais vezes pelo senhor. Mas Deus tem um propósito pra tudo, sempre!,Só quero terminar dizendo que te amo muito e que foi um prazer ser dirigida pelo senhor. Que dia triste….”, desabafou a atriz.

Trajetória muito rica

Um dos grandes pioneiros da televisão brasileira, Reynaldo Boury dirigiu tramas de sucesso como Irmãos Coragem (1970 e 1995), Selva de Pedra (1972), Sinhá Moça (1986) e Tieta (1989), além da série Sítio do Picapau Amarelo, entre tantas outras, na Globo. Ao longo de sua trajetória, Boury esteve no comando de mais de 50 produções de TV, com passagens também pela Tupi, Excelsior e, mais recentemente, no SBT, onde estava desde 2011.

Um dos grantes marcos da carreira de Boury foi ter dirigido a novela Redenção (1966), na Excelsior, considerada uma das tramas mais longas de todos os tempos, tendo permanecido no ar por quase dois anos consecutivos.

No SBT, o diretor foi responsável pelo sucessos dos projetos infanto-juvenis da casa, como Carrossel, Chiquititas, Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo (na supervisão-geral) e As Aventuras de Poliana. Em Poliana Moça, no ar atualmente, Boury atuou como conselheiro do departamento, com sua experiência e tarimba sempre respeitadas e admiradas pela equipe.



© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade