Última fase de Gênesis: Por que os irmãos de José não gostavam dele?

Rúben e os outros não suportam o filho de Jacó/Israel com Raquel

Publicado em 1/9/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A última fase de Gênesis, José do Egito, começou nesta segunda (30) na Record TV. Nesta parte, a trama destaca toda a história do filho de Jacó/Israel (Petrônio Gontijo), principalmente suas relações familiares.

José (Juliano Laham) é o primeiro filho de Jacó com Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre), que penou para engravidar de seu grande amor. Entretanto, ele é odiado pelos seus outros irmãos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tanto os filhos de Jacó com Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato) quanto os filhos de Zilpa (Lina Mello/Karina Barum) e Bila (Allana Lopes/Patrícia França) não gostam de José.

Nos primeiros capítulos da fase, o rapaz é invejado, além de ser alvo de chacota e brincadeiras dos rapazes. Diná (Giovanna Coimbra), a única mulher, é quem tenta protegê-lo.

Rúben (Felipe Cunha), o primogênito, mostra todo seu ódio por José ao deixá-lo passar fome e sede preso em uma cisterna. Já Simeão (Igor Cotrim) pensa em matá-lo, enquanto Judá (Thiago Rodrigues) tem a ideia de vendê-lo para mercadores egípcios.

Por que os irmãos de José tinham raiva dele?

Após sacanearem José, os filhos de Jacó dizem que ele morreu após ser atacado por um animal feroz. Entretanto, tudo não passa de armação. “Uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado”, revela Simeão.

Segundo a Bíblia, o ódio de Rúben e dos outros pelo irmão se dá pela preferência escancarada do pai por ele. Jacó o trata como primogênito e lhe dá até uma linda túnica de presente, dizendo que ele será o líder da família.

A explicação é porque José é o primeiro filho dele com Raquel, a mulher que sempre amou. Além disso, o pastor sempre gostou do interesse de José pelos ensinamentos de Deus.

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente”, diz o Livro Sagrado.

Ao começar a interpretar sonhos, José irrita os irmãos ao afirmar que será maior que eles. De fato, as premonições se concretizam e ele se torna um dos homens mais poderosos do Egito, para a surpresa de todos. “José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais”, revela as escrituras.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio