Trilha de Letras aborda literatura e família com escritor Francisco Azevedo

Publicado em 28/01/2019

Família é um prato que, quando se acaba, nunca mais se repete“. Essa frase do escritor Francisco Azevedo associa dois elementos fundamentais na tradição de qualquer sociedade e que costumam andar juntos: comida e família.

Veja também: Antonia Fontenelle ataca gays: “Viadinhos mau caráter”

Para refletir sobre a forma que os laços familiares são representados na literatura, o Trilha de Letras recebe Francisco Azevedo. O programa será exibido na próxima terça-feira (29), às 18h30, na TV Brasil.

Na edição, Azevedo conversa com o apresentador Raphael Montes. O encontro foi gravado na Livraria da Travessa.

Durante o papo, o convidado fala sobre seu romance O Arroz de Palma (2008). A obra trata da imigração portuguesa para o Brasil no século XX.

O livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Francisco Azevedo conta que o fio condutor da história é o arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908.

Nos cem anos acompanhados da vida desta família na trama, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes; outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação.

Para aprofundar o debate sobre a relação da família com a literatura, a atração traz o depoimento do escritor Bernardo Kucinski. O quadro Dando a letra mostra o trabalho da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Ainda no programa literário, a jornalista Katy Navarro comenta o livro Família – urgências e turbulências, de Mário Sérgio Cortella. A resenha acontece no quadro Leituras com Katy.

Sobre o Trilha de Letras

Dirigido pela jornalista Emília Ferraz, o Trilha de Letras é exibido na programação de férias da TV Brasil de segunda a sexta-feira, às 18h30. Também está na janela do canal público às segundas, logo cedo, às 05h30.

A atração literária também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz. E aos domingos, na mesma emissora, às 12h30. A produção ainda é transmitida pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e Rádio MEC AM Brasília 800kHz às terças, às 23h.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade