Saúde Mental

Tricotilomania: Entenda o distúrbio sofrido por Amanda no BBB 23

A médica relatou sintomas do transtorno psiquiátrico que a faz arrancar pelos do corpo

Publicado em 03/04/2023

Amanda fez uma revelação preocupante no BBB 23. A médica contou para Bruna Griphao que tem a mania de arrancar os pelos do corpo em momentos de muita ansiedade e que já chegou a retirar todos os pelos dos braços com uma pinça.

No confinamento, a doutora diversas vezes já foi flagrada com os cabelos na boca. Inclusive, neste domingo (2), Aline Wirley reparou que o couro cabeludo da amiga estava ferido em decorrência do hábito e pediu para que ela não fizesse mais isso. A resposta da loira foi um pedido de abraço para a cantora.

A mania pode parecer simples ou inofensiva à primeira vista, mas não é. Ao que tudo indica, Amanda sofre de um distúrbio comportamental chamado tricotilomania, que faz com que ela tenha um desejo incontrolável e frequente de arrancar os fios e pelos de seu corpo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um quarto da população geral sofre com o transtorno, que atinge majoritariamente mulheres adultas, que representam cerca de 93% dos casos.

Especialistas apontam que o paciente de tricotilomania sente um profundo alívio, mesmo que temporário, dos sentimentos negativos trazidos pela ansiedade ao arrancar os cabelos e pelos do corpo. Além disso, a cura para o distúrbio comportamental está diretamente ligada ao tratamento psicológico e/ou tratamento com ansiolíticos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade