Desabafo

Suzana Pires afirma ter sido vítima de machismo dentro da Globo: “Me tirou o chão”

Atriz e dramaturga dividiu com Walther Negrão e Júlio Fischer a autoria de Sol Nascente

Publicado em 02/06/2022

A atriz e roteirista Suzana Pires desabafou a respeito dos problemas que enfrentou ao longo de seu contrato com a Globo. Ela afirmou que teve vários projetos como dramaturga recusados pela emissora e que sofreu críticas dentro da casa pela forma como conduziu a co-autoria da novela Sol Nascente (2016).

Ouvi do interlocutor que eu tinha três problemas: o primeiro é que eu era muito alegre, o segundo é que, com essa alegria, eu conseguia que a equipe fizesse tudo que eu queria. Terceiro era que com isso eu acabava pulando processos. Não tinha muita explicação“, recordou, em entrevista a Leo Dias.

Suzana afirmou que, depois de escrever Sol Nascente – em parceira com Júlio Fischer e Walther Negrão, que acabou se ausentando do projeto por motivos de saúde -, teve três sinopses de novelas para a faixa das 19h recusadas pela emisora, que alegou “não concordar” com sua “visão de mundo”.

Tive que começar a checar a minha capacidade, porque a minha autoestima já estava em frangalhos. Você esquece que tem 20 anos de carreira, estudou, que trabalhou igual a um camelo. Tive tomar remédio. Isso me tirou o chão, porque você entrega uma coisa e tudo está ruim“, desabafou.

Sem citar nomes, ela atribui parte dessas reações de sua chefia no plim-plim ao fato de ser mulher.

Às vezes em reunião só tinha eu de mulher, e pediam para eu pegar um cafezinho. Eu acho que tem uma hora que [o lugar] começa a ser [machista]. Dependendo do lugar que você está, sua pulsão de vida pode incomodar de alguma forma“, lamentou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade