POLÊMICA!

Simone Mendes veta exibição de matéria no Hora do Faro após acusação de blackface

Cantora teria se assustado com a repercussão negativa nas redes sociais

Publicado em 16/05/2023

No último domingo (14), a Record TV decidiu vetar a exibição da matéria especial com a cantora sertaneja Simone Mendes no programa Hora do Faro, após a repercussão negativa nas redes sociais acusando a atração dominical de blackface. A prática de pintar o rosto ou escurecer a pele das pessoas para estereotipar o corpo negro, é visto com rejeição pelo público nos dias atuais.

Com o corte feito às pressas no dia da exibição da matéria, o programa liderado por Rodrigo Faro decidiu reapresentar uma reportagem sobre O Dia das Mães, exibido no dominical em 2019. De acordo com o portal NaTelinha, a repercussão negativa nas redes sociais sobre a caracterização de Simone Mendes acabou assustando a cantora e a sua equipe, que logo entrou em contato com a emissora pedindo para que não exibissem o quadro.

Nas redes sociais, os internautas não perdoaram a caracterização problemática de Simone Mendes e a falta de atenção da Record TV sobre o assunto. “Não é a primeira vez que o Rodrigo Faro faz blackface em seu programa”, escreveu um telespectador. “Que pisada na bola da Record. Em pleno 2023 fazendo blackface na TV”, destacou outra.

Simone Mendes seria a estrela do formato Funcionário Famoso da semana, em que quanto mais tempo a celebridade não é identificada, mais dinheiro ganha a pessoa escolhida pela produção da Record TV. No caso da sertaneja, ela se caracterizou de organizadora de um evento de enfermagem para fazer uma surpresa a três fãs que sempre sonharam em conhecê-la.