42 anos

Saiba quem é Rodrigo Oliveira, novo jurado do MasterChef

Cozinheiro se une ao time formado por Helena Rizzo e Erick Jacquin.

Publicado em 02/02/2023

Rosto já familiar entre os fãs do MasterChef BrasilRodrigo Oliveira entra para o time de jurados da próxima temporada amadores do reality show. O chef fica no lugar de Henrique Fogaça, que foi afastado da edição 2023 por motivos pessoais. O novo jurado é o convidado que mais participou da atração da Band como convidado ao longo dos últimos 9 anos.  

Aos 42 anos, Oliveira comanda o famoso Mocotó, um restaurante de cozinha sertaneja que traz consigo a história de sua família. O local foi aberto em 1973 pelo pai, Zé Almeida, que abriu o negócio conhecido como Bar do Mocotó. Anos mais tarde, passou o legado ao filho.

Foi ele que deu o ele deu o pontapé para o Mocotó da Vila Medeiros, onde ainda serve a tradicional receita de seu pai no copo americano, como nos anos 70. Apesar de se manter simplicidade em seu estilo, Rodrigo se destacou pela riqueza de seus sabores. Com mais de 20 anos de Mocotó, já conquistou elogios de grandes nomes da gastrononia, como o chef americano Anthony Bourdain (falecido em 2018).

Ele também participou da lista do Latin America’s 50 Best, da revista britânica Restaurant, por muitos anos, e ocupou o 23° lugar no ranking em 2021. Em 2022, esteve no programa Iron Chef Brasil, da Netflix, como um dos iron chefs da edição em parceria com Thiago Castanho, Bel Coelho, Carole Crema, Giovanna Grossi, entre outros. 

Rodrigo lançou um livro sobre a história do negócio familiar, que foi intinulado de Mocotó – O Pai, o Filho e o Restaurante. Ele conquistou ainda diversos prêmios internacionais como o 50 Best Latin America #23 The Restaurant Magazine (2021); Melhor Restaurante do mundo na categoria Sem Reservas – World Restaurant Awards (2019); America’s 100 Places that Worth a Pilgrimage, Food & Wine Magazine; 101 World Best Restaurants, Newsweek Magazine.

Além de premiações nacionais como Melhor Cozinha Brasileira, Revista Prazeres da Mesa (2022); Top 10 Restaurantes de Cozinha Brasileira, Revista Gosto; Man of the Year, GQ Magazine; Chef do Ano, Revista Prazeres da Mesa; Melhor Restaurante Bom e Barato, Revista Veja São Paulo, entre outros. Agora, ele se une ao time de jurados com Helena Rizzo e Erick Jacquin

Henrique Fogaça no MasterChef
Henrique Fogaça no MasterChef (Reprodução/Band)

Henrique Fogaça deixa o time de jurados do MasterChef

Nesta quinta-feira (02), Henrique Fogaça anunciou que está deixando o MasterChef temporariamente para tratar de assuntos pessoas. Ele esteve em nove temporadas da edição com participantes amadores. Ele volta a aparecer no programa em duas outras edições deste ano: MasterChef Profissionais e MasterChef+.

Estou dando uma pausa para poder me dedicar a questões pessoais, principalmente no que diz respeito a família, e tão logo estarei de volta, ainda este ano. Aos fãs que me acompanham na atração desde 2014, agradeço todo carinho e respeito que construímos ao longo desses anos, e reforço que é apenas uma pausa, nos veremos de novo muito em breve”, escreveu ele. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade