Novela das 18h

Saiba como foi a trágica e triste morte na vida real de Teresa, de Nos Tempos do Imperador

A imperatriz foi proibida de retornar ao Brasil

Publicado em 13/09/2021

Em Nos Tempos do Imperador, Teresa (Letícia Sabatella), esposa de Pedro (Selton Mello), é traída pelo marido, que possui um caso com Luísa (Mariana Ximenes), Condessa de Baral que dá aulas para as filhas do casal que comanda o Brasil.

Na vida real, o romance extraconjugal realmente aconteceu, o que deixava Teresa furiosa, apesar de toda a discrição da imperatriz. Após as herdeiras crescerem, Luísa voltou para a França com o marido, mas seguiu trocando cartas com Pedro.

Em 15 de novembro de 1889, dia que ficou conhecido como a Proclamação da República Brasileira, uma facção do exército fez com que Pedro fosse deposto e obrigado a deixar o Brasil com toda a família. Ele e Teresa viajaram então para Portugal.

Já com 66 anos, Teresa esteve doente durante toda a viagem. Longe do Brasil, recebeu a notícia de que nunca mais poderia retornar ao país, o que a deixou mais abalada ainda. Uma parada cardíaca aconteceu poucos dias após a informação.

No leito de morte, chegou a declarar que não morria de doença, e sim de dor e desgosto. Sentia um grande amor pelo Brasil e lamentava profundamente não poder retornar, além da distância das filhas e dos netos, que não eram mais presentes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade