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Relembre os comerciais de TV que marcaram a sua vida

Publicado em 03/12/2017

Reconhecida internacionalmente como uma das mais criativas do mundo, a publicidade brasileira para a televisão é, há décadas, parte da história dos telespectadores. Algumas peças publicitárias financeiramente renderam mais, outras, menos. Porém, o que chama atenção é que o Brasil produziu comerciais que permanecem na memória e atravessam gerações.

Houve uma época em que a criatividade não tinha limites e, para tocar o telespectador, valia quase tudo, inclusive mexer com o emocional. Há jingles, há humor e há produtos que ficaram na infância. Mas o que há mesmo é o sentimento de Brasil, o jeito brasileiro de enxergar o mundo em diferentes épocas.

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Por causa disso, o Observatório da Televisão preparou uma sequência com algumas das publicidades para a TV que marcaram gerações dos anos 60, 70, 80 e 90. Vale a Pena relembrar!

Cobertores Parahyba

A publicidade patrocinada pelos Cobertores Parahyba, no início dos anos 60, aconteceu no período pós garotas-propaganda da televisão. Inspirados na televisão americana, o filme era composto por animação e jingle, aquelas canções chiclete que, então, faziam sucesso na publicidade radiofônica.

Comercial - Cobertores Parahyba

Não adianta bater, eu não deixo você entrar.

Outra publicidade que marcou a memória dos telespectadores e atravessou gerações foi “Não adianta bater, eu não deixo você entrar”, de 1962. A peça foi feita para as Casas Pernambucanas e carrega elementos radiofônicos, como texto e locução.

Comercial Casas Pernambucanas 1962

Leite Ninho.

A figura da garota propaganda durante os intervalos se tornou indispensável para os comerciais na televisão no período anterior ao videoteipe. Leite Ninho, apresentado por Lucy Reis, mostra como o didatismo era fator fundamental no formato de publicidade dos anos 50.

https://www.youtube.com/watch?v=NwTkBbxQdyQ

Groselha vitaminada Milani.

Se existe um jingle de publicidade televisiva que marcou, esse jingle é certamente o do comercial da Groselha Milani. Muitos adultos, que que já passaram dos 40 anos e eram crianças na época, lembram do bonequinho da groselha gritando “iahuuu”. Se tornou um clássico, definitivamente.

Comercial Groselha Vitaminada Milani - Anos 70

Não esqueça a minha Caloi.

Realizada com desenho animado, a publicidade se tornou sucesso entre a criançada, que passou a deixar bilhetinhos para lembrar os pais de comprar a bicicleta para o próximo Natal.  A peça foi produzida pela primeira vez pela agência Integral Propaganda, em 1978.

Não esqueça a minha Caloi

O primeiro sutiã a gente nunca esquece.

De criação da W/Brasil, em 1987, a peça se tornou um marco da publicidade brasileira na televisão por trazer mudanças de linguagem e abordagem. Informal, o slogan “o primeiro sutiã a gente nunca esquece” caiu no gosto do público.

Meu Primeiro Sutiã - O primeiro Valisre a gente nunca esquece 1987

Não é nenhuma Brastemp.

Retrato de comercial mais coloquial, se tornou bordão popular. O slogan é dito para se referir a qualquer objeto que não tem alta qualidade. A peça é da agência Talent e atravessou gerações mesmo tendo sido criada em 1991.

Comercial Antigo 1991 Brastemp

 A saga de Urashima Taro.

Em sua época de ouro, a Varig apostava forte nos comerciais. A saga de Urashima Taro, comercial veiculado nos anos 80, brinca com a imigração japonesa para o Brasil e anuncia o voo da companhia para Tóquio.

Varig - A saga de  Urashima Taro

Hitler.

Hitler, uma criação da W/Brasil para a Folha de S. Paulo, em 1987, pode ser apontada como uma das mais importantes publicidades brasileiras para a TV daquela década. Além de premiada em Cannes, a peça abdicou do didatismo e trouxe novos conceitos aos filmes publicitários veiculados na televisão.

Comercial Antigo 1987 - Folha de São Paulo Hitler - Brasil

Pipoca com guaraná.

“Pipoca com guaraná”, mais que apresentar um jingle verdadeiramente chiclete, mostrou ao público da Antarctica uma nova maneira de fazer o lanchinho. O filme foi lançado em 1991 pela DM9, e reapresentado em 2008.

https://www.youtube.com/watch?v=2Vsn7mm6Sno

Tire a Roupa para quem você gosta.

Famoso pela ousadia, a publicidade da Ellus Jeans ousou ao sensualizar sob água. Ao som de Mania de Você, na voz de Rita Lee, o locutor recomenda: “tire a roupa para quem você gosta”. O filme foi veiculado nos anos 70.

ELLUS - Mania de Você

Brahma.

A combinação cerveja e bossa nova foi possível no começo dos anos 90 com Tom Jobim e Vinícius de Mores em uma publicidade para a Brahma. A peça recorreu a efeitos especiais para ter em um mesmo plano Tom e Vinícius, morto em 1980.

Vinícius e Jobim - Chop Brahma

Natal Banco Nacional.

O Banco Nacional apresentou na TV uma das mais célebres publicidades para o Natal. Se utilizando de ingredientes vitais para trazer magia a uma publicidade natalina: jingle forte, roteiro e crianças.

ANOS 80 - BANCO NACIONAL - NATAL - QUERO VER VC NÃO CHORAR (OFICIAL)

Nós viemos aqui para beber ou para conversar?

Com o bordão “nós viemos aqui para beber ou para conversar?”, a Antarctica apostou na popularidade da fala de Adonyran Barbosa.

comercial cerveja antarctica - adoniran barbosa (1974)

Homem com mais de 40 anos.

Responsável pelo primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira em Cannes, a peça influenciou a linguagem visual de propagandas seguintes e importantes para a publicidade brasileira.

HOMEM COM MAIS DE 40 ANOS - Leão de Ouro em Cannes

Casal Unibanco.

O Unibanco apostou em situações vividas por um casal para transmitir ao público seus serviços. De novo, a publicidade brasileira fez valer informalidade e estruturou os elementos para gerar identificação imediata com o telespectador.

Casal Unibanco

Porque nós somos mamíferos.

A Parmalat provocou ternura no público com o carismático comercial dos mamíferos. O filme veiculado na televisão apresentou crianças vestidas de animais mamíferos e um jingle sobre a preferência por leite Parmalat.

Propaganda - Mamiferos PARMALAT

Caramelo! Biscoito! Chocolate!

Formatado para o público jovem, a campanha do chocolate Twix na TV se popularizou pela forma descontraída de como a marca explica ficcionalmente como nasceu o produto.

https://www.youtube.com/watch?v=g1bhEVxClMI

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