clássico

Relembre a história de Roque Santeiro, que está de volta no Globoplay

A trama é escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva

Publicado em 19/06/2021

O Globoplay resgata mais uma novela clássica da Globo e lança Roque Santeiro nesta segunda-feira (21). Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, com a colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis, a trama é baseada na peça de teatro O Berço do Herói, de Dias Gomes.

A trama se passa na pequena cidade de Asa Branca, local que vive rodeada pelo mito de Roque Santeiro (José Wilker). Diz a história que o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, foi morto ao defender a cidade de Navalhada, um perigoso bandido que invadiu a cidade. Por isso, sua história se tornou uma lenda que fez a cidade prosperar.

Mas, 17 anos depois, Asa Branca vive uma ameaça com o retorno de Roque à cidade. Ele não está morto e toda a sua história de heroísmo é uma farsa. Por isso, um grupo de habitantes de Asa Branca teme seu retorno e o fim do mito, já que isso destruiria os negócios da cidade. Entre estas pessoas está Sinhozinho Malta (Lima Duarte), um poderoso fazendeiro local, que vive um romance com Porcina (Regina Duarte), que se autointitulava viúva de Roque.

A volta de Roque também mexe com o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura) e o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus), que acreditam que é fundamental manter intacto o mito de Roque Santeiro.

Além da volta de Roque, outros acontecimentos movimentam Asa Branca, como a chegada de uma equipe de cinema interessada em filmar a história de Roque Santeiro. Liderada por Gérson do Valle (Ewerton de Castro), a “comitiva” conta também com a atriz Linda Bastos (Patrícia Pillar), e o ator Roberto Mathias (Fábio Junior), que se envolve com Porcina, e também com Tânia (Lídia Brondi), filha de Sinhozinho Malta, e Dona Lulu (Cássia Kis), esposa de Zé das Medalhas.

Também chega à cidade Matilde (Yoná Magalhães), dona da Pousada do Sossego, que mexe com o conservadorismo local ao abrir a boate Sexus, onde dançam as exuberantes Rosaly (Isis de Oliveira) e Ninon (Claudia Raia) Elas são aterrorizadas por um lobisomem, que muita gente acredita ser o estranho professor Astromar Junqueira (Rui Rezende).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade