PAPEL MARCANTE!

Raquel de Mulheres Apaixonadas, Helena Ranaldi fala sobre cenas de violência da novela: “O set ficava em silêncio”

Atriz relembrou o clima nos estúdios quando aconteciam as gravações polêmicas da novela

Publicado em 03/07/2023

A atriz Helena Ranaldi, de 57 anos, que interpreta a personagem Raquel na novela Mulheres Apaixonadas (2003), falou sobre a importância social da obra de Manoel Carlos para a sociedade brasileira. Em entrevista à Caras, a artista relembrou as cenas de violência doméstica gravadas durante a trama e destacou que sugeriu a ideia para que o autor abordasse esse tema de relacionamento abusivo com a sua personagem na história.

“O set ficava em silêncio, o estúdio também. Eram cenas sempre muito difíceis, eu tinha que buscar essa emoção dentro de mim, do medo, desespero, da dor. Entrar em contato com isso não é agradável”, disse a artista.

Helena Ranaldi também destacou a importância da reprise no atual momento do Brasil, já que os índices de violência aumentaram após a pandemia da Covid-19. “É uma realidade muito triste. Na novela, em 2003, essa questão ajudou bastante. O índice de denúncias aumentou, fizemos um trabalho social bacana”, analisou ela.

Por fim, a atriz conta que Manoel Carlos já pretendia abordar o tema da violência doméstica em uma personagem de sua história, mas que ainda não sabia com quem seria. “Antes de começar a gravar, fiquei tentando entender porque ela se apaixonava por um menino jovem e tão frágil. Criei na minha cabeça que ela viria de uma história completamente oposta”, explicou ela, que deu ideia ao autor para que Raquel passasse por essa experiência no folhetim.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade