Interatividade

Público pode interagir com personagens de Amor Sem Igual

Além de Maria Antônia, Brás Esportes também tem seu perfil

Publicado em 27/02/2020

Cada vez mais a Internet e a televisão estão convergindo de diversas maneiras. Na novela Amor Sem Igual, da Record TV, a personagem Maria Antônia tem suas redes sociais próprias (@mariantoniacord) e interage com o público real através de um fórum do Portal R7 (r7.com/forumdosapaixonados).

A atriz Michelle Batista, que dá vida à personagem, e a responsável técnica da ação, Beatriz Cioffi, falam sobre esta interação entre a ficção e o mundo real/virtual, conhecida como uma ação de transmídia.

Na trama escrita por Cristianne Fridman e com direção geral de Rudi Lagemann, Maria Antônia é uma moça que vive em um sítio no interior de São Paulo com sua família.

Ela é apaixonada por Miguel (Rafael Sardão), mas não tem esse amor correspondido, já que o agrônomo só tem olhos para Poderosa (Day Mesquita).

Sofrendo com esse inconformismo amoroso, Maria Antônia recorre à internet e às redes sociais para pedir conselhos amorosos e obter dicas para conquistar o amor de Miguel.

Quem escreve as mensagens é a própria autora da novela e seu time. Há quem tente alertar que Miguel não quer nada com a moça, há quem ache que ela deveria dar atenção para o Hugo (José Victor Pires) e há quem ache que Maria Antônia deveria acordar para a vida.

A atriz Michelle Batista explica essa relação da personagem com o público da internet, “O público também vai poder dividir seus problemas pessoais com a Maria Antônia. A gente vai ter essa interação do público com a novela e isso é muito legal.”

“Toda vez que a Maria Antônia tem um problema com Miguel ou com a Poderosa ela não chama uma amiga para conversar, ela se tranca no quarto e começa a contar no fórum dos apaixonados e ali as pessoas dão conselhos e internet é isso, tem gente que vai te colocar para cima e tem gente que vai te afundar.”

“Vai ser legal a gente falar sobre isso também. No Instagram, ela vai compartilhar um pouco da vida dela na fazenda , a paixão dela pelo Miguel. É a primeira vez que eu tenho um personagem assim com essa interação direta com o público e eu estou super animada”.

Sobre o uso da internet e a maneira como lida com as redes sociais, Michelle Batista deixa claro a diferença entre ela e a personagem neste quesito.

“Eu adoro rede social, tenho um canal no Youtube com a minha irmã (Giselle Batista), eu posso trocar com as pessoas tudo que eu penso. Eu gosto de internet, mas sou um pouco mais reservada na vida pessoal, ao falar sobre relacionamentos.

“Mas a Maria Antônia quer isso, quer dividir com as pessoas os conselhos amorosos, até porque ela é uma pessoa carente, que tem dificuldade de lidar com as emoções, que é bipolar.”

“Então, eventualmente, ela vai sofrer com a carência e é na internet que ela acha refúgio”, explicou a atriz que dá vida à Maria Antônia.

Beatriz Cioffi é a responsável técnica pela ação de interatividade presente na trama de Amor Sem Igual. Diretora de Planejamento Transmídia da Record TV, ela explica o teor desta ação na novela.

“Um conteúdo transmídia é aquele que passeia por diversas mídias, respeitando as especificidades de cada uma. No caso da Maria Antonia, por exemplo, ela expressa suas dúvidas na internet.”

“Quem vê a história pela TV, apenas assiste esse momento de postagem e depois vê as respostas que ela recebeu. Quem acompanha o Fórum pela internet, vê a mesma pergunta já publicada, mas tem a possibilidade de interagir com os temas que a questão levanta.”

As respostas do público do digital também podem aparecer na TV, fechando o ciclo”, explica a profissional. Outras ações transmídia também se desenvolverão ao longo da trama.

O núcleo da agência de jovens Bras Talentos Esportivos, comandada pelo milionário Ramiro (Juan Alba), também possui suas próprias redes sociais @brasesportes, que estará cada vez mais ativa no decorrer da trama.

A novela Amor Sem Igual é exibida de segunda à sexta-feira, a partir das 20h30 min.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade