Dia dos Namorados

Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz especial com histórias que misturam paixão e empreendedorismo

Conheça também uma produção sustentável de ostras em Tibau do Sul (RN), considerado um dos destinos mais sustentáveis do mundo

Publicado em 07/06/2024

O Dia dos Namorados está chegando e o Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste domingo (9), logo após o Globo Comunidade – em São Paulo, depois do Antena Paulista -, antecipa a celebração com reportagens especiais que mostram o impacto da data na geração de negócios.

A primeira delas apresenta a história do casal Alana, uma ex-manicure, e Francisco, marceneiro, empreendedores que criaram um produto focado em quem está nessa profissão: uma mesa de trabalho portátil e leve.

Por ser dobrável, ajuda manicures a se deslocarem com praticidade para atender clientes. A matéria acompanha o cotidiano de uma profissional que usa a mesa e mostra como o produto, que viralizou recentemente nas redes sociais ao ser utilizado dentro de trens e em pontos de ônibus, tem a ajudado a aumentar o faturamento.

O programa também traz a história de Claudia e Naldo, casados há 25 anos e donos de uma floricultura em João Pessoa, na Paraíba. Eles contam suas jornadas de vida, que incluem luta e superação, além de mostrar os preparativos da floricultura para um aumento de 500% nas vendas do mês de junho.

Iniciando a celebração das festas juninas, a trajetória de sucesso da empresa, especializada em sublimação de tecidos, em Fortaleza, no Ceará. Nessa época do ano, cresce a procura por tecidos com temática junina para serem usados na composição de cenários. A produção está a todo vapor, com a criação de painéis cenográficos para grupos juninos, empresas e festas particulares.

A edição apresenta ainda a produção de ostras em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, que enfrentava escassez do produto por conta da exploração desenfreada. Os produtores da comunidade receberam consultorias especializadas e passaram a adotar práticas sustentáveis de cultivo, que resultam em 75 toneladas de ostras por ano.

Além do impacto econômico positivo, a associação também contribui para o turismo local. Essa iniciativa é vencedora da 10ª edição do Green Destination Story Awards 2024, competição mundial dos 100 destinos mais sustentáveis do planeta.