Tem lado

Para correspondente da Globo nos EUA, mídia favorece Donald Trump

Jorge Pontual critica a cobertura dos meios de comunicação diante dos protestos contra racismo nos Estados Unidos

Publicado em 30/07/2020

Por Edianez Parente*

Em reportagem do Jornal Hoje sobre a continuidade da onda de protestos contra o racismo a violência policial nos Estados Unidos na cidade de Portland (Oregon), o correspondente da Globo em Nova York, Jorge Pontual, disse que a mídia dos EUA faz uma cobertura das manifestações favorável ao atual presidente Donald Trump.

Ao detalhar a violência dos dois meses de protestos no estado do Oregon, para onde o governo federal enviou tropas para enfrentar as multidões, o jornalista disse que a mídia privilegia as imagens de violência para criminalizar os grupos políticos de esquerda.

Isto, de acordo com Jorge Pontual, favoreceria a campanha do atual presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, contra seu oponente do Partido Democrata, Joe Biden. As eleições estão marcadas para novembro.

A mídia favorável a Trump e à campanha dele à reeleição passou a usar as imagens de violência pra dizer que as cidades americanas vão virar praças de guerra se o democrata Joe Biden for eleito em novembro. Os críticos chamaram isso de teatro político: provocar uma escalada da violência para assustar o público e apresentar Trump como defensor da lei e da ordem contra os desordeiros da esquerda”, afirmou o correspondente.

Jorge Pontual segue: “O presidente Trump diz que não vai permitir que as cidades virem palco da violência e até anunciou o envio de agentes federais  para outras cidades do país (…) As pesquisas de opinião mostram que a rejeição a Trump continua a crescer.”

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade