O Sétimo Guardião: Após fugir por um tempo e aparecer na Avenida Paulista, gato Leon volta para Serro Azul

Publicado há 2 anos
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A próxima novela das 9 da Rede Globo terá um gato como o grande astro. Leon é o nome do felino que vai dominar a trama de Aguinaldo Silva. O Sétimo Guardião marca ao retorno do autor ao realismo fantástico. Quase no final do primeiro capítulo aparece, então, pela primeira vez, a fonte, ao pé da qual o sumido Leon reaparece aos pés de Egídio.

Então ele nota que o gato está inquieto, como se quisesse levá-lo para algum lugar. Acha que ele está com fome, vai ate a cozinha do casarão e deita lá sua comida. Mas não é isso que Leon quer; ao ver que não consegue aguçar a curiosidade de Egídio o gato sai de novo correndo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja também: O Sétimo Guardião: A espera da morte, Egídio anuncia o seu sucessor

A essa altura já sabemos que Gabriel, mesmo muito ferido e o que é pior, enterrado, não morreu. Mas não vamos dizer como. O fato é que Leon vai farejar, rodear, miar desesperado e enfim se colocar sobre a cova.

Luz da Lua vê Leon

É neste momento que Luz, a dormir em sua cama, passa a ter o estranho e mesmo sonho: existe uma cova rasa sobre a qual o gato Leon está à espreita. E ela sente que precisa ir lá e desenterrar alguma coisa que está lá dentro. Ela sonha e sonha, e se atormenta com isso. Acorda o velho Sóstenes e pede a ele que lhe explique o que aquilo significa. Mas ele não consegue. Ela volta a dormir e sonha de novo e ao acordar mais assustada ainda vê Leon ali no seu quarto.

O gato sai… E Luz vai atrás dele e o segue, até chegar ao local onde Gabriel está enterrado. Leon vai se colocar num determinado ponto, assume a mesma posição em que aparecia nos seus sonhos. Luz tem o insight: alguém cavou ali há pouco. Sim, pode ser a cova rasa! Observada pelo inquieto Leon, cava e cava com as próprias mãos, até que encontra Gabriel, inerte, muito ferido, por causa do acidente, mas, tal como já sabíamos… Vivo!

Luz desenterra Gabriel da cova

Ele precisa de socorro urgente, e Luz diz em voz alta que vai em busca disso. mas Leon se posta diante dela numa atitude ameaçadora e a impede. Luz pressente que por alguma razão deve manter seu achado em segredo e vai atrás da única pessoa que poderia ser discreta numa situação como esta. Um personagem do qual falaremos mais adiante… Geandro. Ele atende o seu chamado e, sem maiores perguntas, ajuda-a a levar o morto-vivo para a casa do velho Sóstenes. Lá Gabriel acordará no final do segundo capítulo, séria, mas não mortalmente ferido. Porém desmemoriado.

Enquanto Geandro ajuda Luz a levar Gabriel, nós vemos – mas não eles – o carro do rapaz destroçado ali perto, meio escondido pela escuridão da noite. No dia seguinte quem o acha é uma patrulha da Polícia Rodoviária. Eles descobrem no Registro Nacional de Veículos quem é seu proprietário: um tal de Gabriel Marsalla, que, como indica a placa do carro, mora em São Paulo.

Enquanto isso em São Paulo

Rompida com Olavo – que, arrasado por conta da desfeita que Gabriel fez à sua filha, suspende as garantias bancárias e assim a impede de conseguir os financiamentos a longuíssimo prazo que a salvariam da falência -, e sob o escárnio da mídia de celebridades, que ironiza a atitude tresloucada do seu filho, ela dá um tempo em suas preocupações de empresária e tenta desesperadamente localizar Gabriel, bem como Sampaio, que também sumiu e não deu mais notícias desde que saiu no encalço do seu filho.

O modo como Gabriel foi embora, pouco antes do casamento, sem dar explicações para isso não lhe sai da cabeça, pois lembra até nos menores detalhes o que Egídio um dia fez com ela em Serro Azul. Assim, quando recebe a notícia de que o carro destroçado do filho foi encontrado num barranco à beira da estrada, a poucos quilômetros da cidade de onde um dia fugiu, ela não tem mais dúvidas. A partida de Gabriel de algum modo tem a ver com aquele acontecimento traumático de sua vida passada… E ela, que jurou nunca mais botar os pés em Serro Azul resolve voltar lá em busca de notícias do filho.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio