O Crime compensa? Relembre armações que geraram lucros para o vilão Jerônimo da novela Verão 90

Publicado em 25/04/2019

Invejoso. Persuasivo. Malandro. Mau-caráter. Essas características sempre estiveram muito claras na personalidade de Jerônimo Guerreiro. Ele é o vilão da novela Verão 90, na Globo. Interpretado por Jesuíta Barbosa o rapaz não mede esforços para conseguir o que quer e passa, inclusive, por cima da própria família.

Desde o primeiro capítulo da trama de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, ainda criança, o personagem apareceu na vibe “revoltadinha” e inconformado com a vida humilde em Armação do Sul (SC). Sempre pensando no dinheiro e na fama, ele fugiu para o Rio de Janeiro com a intenção de entrar no grupo Patotinha Mágica. E conseguiu!

Porém, após um contratempo, precisou retornar com a mãe Janaína (Dira Paes) e o irmão João (Rafa Vitti) para Santa Catarina. Já adulto, Jerônimo mergulhou de cabeça na vilania e adotou a identidade de Rojê: um empresário ricaço amigo de Johnny Depp.

O que mais impressiona na trajetória de Jerônimo em Verão 90 são os seus êxitos em tudo que faz. O pilantra nunca se deu mal com as histórias armadas ao longo dos mais de 70 capítulos levados ao ar.

Vamos relembrar cinco malandragens e bonificações que o personagem conquistou?

Maldade: Foge de casa ainda criança
Bônus: Fama com o grupo Patotinha Mágica

Jerônimo entra para o grupo Patotinha Mágica
Jerônimo entra para o grupo Patotinha Mágica Foto GloboEstevam Avellar

Como citado acima, Jerônimo fugiu para o Rio, escondido da mãe, para participar do concurso que iria eleger o novo integrante do Patotinha Mágica – que tinha como única estrela a carismática Manuzita (Isabelle Drummond). Apesar de deixar Janaína desesperada com o seu paradeiro, o menino conquistou a vaga e sentiu o gostinho da fama pela primeira vez – isso ao lado do irmão João, que também embarcou nessa aventura.

Maldade: Mente sobre a saúde de João
Bônus: Apresentação no Maracanã

Jerônimo mente sobre saúde de João para se apresentar no Maracanã
Jerônimo mente sobre saúde de João para se apresentar no Maracanã Foto Ana Paula GuimarãesTV GloboDivulgação

Sucesso absoluto, os Patotinhas foram convidados para fazer o show de abertura da chegada do Papai Noel no Maracanã. No entanto, a apresentação foi cancelada por Janaína porque João estava doente. Inconformado com a decisão, Jerônimo ligou para Lidiane (Claudia Raia), mãe de Manuzita, e mentiu afirmando que o irmão estava bem de saúde. A eufórica mulher, que sempre privilegiou a carreira da filha, rapidamente levou os garotos para o estádio e o show aconteceu.

Maldade: Roubo na Pousada de Celestine
Bônus: Surge o poderoso Rojê

Jerônimo muda de visual e se transforma em Rojê
Jerônimo muda de visual e se transforma em Rojê Foto GloboCesar Alves

Durante o show no Maracanã, João desmaiou e foi internado com pneumonia. A situação fez Janaína cancelar todos os contratos dos meninos, decretando o fim dos Patotinhas, e retornar para Armação do Sul. Na região, o violãozinho passou o resto da infância e cresceu se metendo em encrencas com o bando de Tutano (Bernardo Mendes). Depois de um roubo malsucedido, ele pegou todo o dinheiro de Celestine (Bel Kutner), dona da pousada em que a mãe trabalhava, e fugiu para o Rio de Janeiro se transformando no empresário Rojê.

Maldade: Arma para João no Crime da Joatinga
Bônus: Ganha emprego na PopTV

Rojê consegue apoio de Vanessa para acusar João no Crime da Joatinga
Rojê consegue apoio de Vanessa para acusar João no Crime da Joatinga Foto GloboPaulo Belote

A ida de Jerônimo para o Rio teve um objetivo: se aproximar de Quinzinho Ferreira Lima (Caio Paduan), um playboy dono da inovadora PopTV. Ele conseguiu contato, mas só ganhou confiança após livrar o filhinho de papai da acusação de homicídio pela morte da VJ Nicole (Barbara França) no chocante Crime da Joatinga. Aproveitando que João estava no local da tragédia, Rojê armou com Vanessa (Camila Queiroz) uma nova cena onde o irmão era o principal suspeito. O plano deu certo, o garoto foi preso e ele virou diretor da emissora de Quinzinho.

Maldade: Manipula novamente Lidiane
Bônus: Namora com Manuzita

Rojê começa a namorar Manuzita depois de mais uma armação
Rojê começa a namorar Manuzita depois de mais uma armação Foto GshowIsabella Pinheiro

Com João atrás das grades, Rojê viu a oportunidade de se aproximar de Manuzita, sua grande paixão da infância. Sabendo que Lidiane é uma mãe superprotetora, o rapaz manipulou a mente dela argumentando que João não seria o homem ideal para sua filha. Com isso, Lidi foi até a delegacia e implorou para o mocinho injustiçado terminar o namoro com Manu. Mais uma vez, Rojê venceu a “batalha” com seu poder de persuasão e depois de um tempo iniciou romance com Manuzita.

Um final promissor?

Jerônimo pode ter um final promissor em na novela Verão 90
Jerônimo pode ter um final promissor em na novela Verão 90 Foto GloboJoão Cotta

Apesar de todas essas maldades, e muitas outras que estão por vir, parece que Jerônimo/Rojê vai terminar muito bem em Verão 90. De acordo com a sinopse da novela, o rapaz poderá ter dois finais. O primeiro é como um roteirista de filmes. Já o segundo destino é o vilão se revelando um grande escritor de sucesso. Será mesmo que aquela história de que “o crime não compensa” vai flopar para o personagem de Jesuíta Barbosa? Vamos continuar acompanhando a trama.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade