Publieditorial

Novelas exploram o relacionamento sugar: mas, afinal, o que é esse tipo de relação?

Conversamos com o pessoal do MeuPatrocínio para sabermos até que ponto assuntos como esses, abordados na TV, ajudam ou atrapalham na explicação à população em geral do que se trata de fato

Publicado em 09/08/2021

Embora as produções nas plataformas online estejam cada vez mais abocanhando seguidores, audiência e mexendo com a tradicional forma de publicidade, a televisão ainda é um dos meios de comunicação mais abrangentes da cultura brasileira. E é através de novelas, seriados, filmes e até programas que muitos ficam sabendo não só da ficção, mas do que também é realidade. Afinal, a vida imita a arte e a arte imita a vida.

Com mais de 213 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é claro que a TV aberta ainda é uma das grandes detentoras da atenção da população: cria moda, levanta bandeiras e até insere novos assuntos na vida de quem nem faz ideia das inovações do mundo.

Um desses temas é o relacionamento sugar, que vem sendo explorado pelos folhetins de forma subliminar ou escancarada (como em A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco, em 2019). Mas, afinal, o que é esse tipo de relacionamento? Como a TV ajuda na disseminação do que é o novo?

Agora, em 2021, a reprise da novela Império (2014), de Aguinaldo Silva, traz um exemplo de forma sutil do assunto, com a personagem Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) e o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero). 

Conversamos com Caio Bittencourt, Diretor de Comunicação do MeuPatrocínio, um dos maiores sites de relacionamento sugar do Brasil, para sabermos mais sobre o assunto. Confira!

Em 2021, a TV Globo resolveu reprisar Império, onde há uma suposta sugar baby (que não é explícito na trama, mas a própria atriz intitulou sua personagem como tal) e isso tem sido alvo de críticas hoje, o que não ocorreu quando a novela estreouA que vocês atribuem essas críticas atualmente?

Caio Bittencourt: Achamos muito interessante esse tweet da Marina Ruy Barbosa, onde ela diz ter percebido que a personagem Maria Ísis era uma Sugar Baby apenas recentemente.

Fomos nós, do MeuPatrocínio, que trouxemos esse termo para o Brasil, e isso ocorreu apenas em 2015, um ano depois da novela ter ido ao ar pela primeira vez (a estreia foi em julho de 2014). Só então os termos Sugar Daddy e Sugar Baby começaram a receber destaque no Brasil e, de lá pra cá, é o tipo de relacionamento que mais cresce por aqui.

Por isso, é natural que agora que o Relacionamento Sugar seja destaque, trending topics nas redes sociais através de influencers, novelas e filmes, além de as pessoas emitirem suas opiniões sobre ele. Mas seria ainda melhor se as pessoas, de fato, soubessem o que é o Relacionamento Sugar de verdade, não se baseando apenas nas ficções para conhecer uma prática tão comum fora do País e que tem crescido cada vez mais.

Sabrina (Carol Garcia) e Otávio (José de Abreu), de A Dona do Pedaço
Sabrina Carol Garcia e Otávio José de Abreu de A Dona do Pedaço Reprodução

Ainda focando na Marina Ruy Barbosa (Maria Ísis), ela é amante do Comendador. Em A Dona do Pedaço havia a Sabrina (Carol Garcia), que já se autodenominava Sugar Baby e que escancaradamente estava com o personagem de José de Abreu (Otávio) apenas por conta do dinheiro dele – e no caso ela que tinha um amante, o entregador de pizza. Como é para vocês terem de lidar com esses paradigmas e ideias de “amante”, “prostituta”, “usurpadora” etc. diante do que as novelas mostram para a população sobre as relações sugar?

CB: Em primeiro lugar, o mais importante é esclarecer que relacionamento Sugar não tem absolutamente nada a ver com prostituição. Um relacionamento Sugar não é sobre pagar por encontros ou sexo, não é sexo por dinheiro, a questão financeira aparece como em qualquer relação, onde uma das partes pode ajudar a outra quando for necessário algum apoio financeiro. E como qualquer outro relacionamento, só vai haver sexo se for da vontade de ambos, se houver química, afinidade, e não como uma exigência.

Inclusive, temos um time dedicado para garantir a segurança e a saúde da plataforma, onde qualquer tentativa que sugira prostituição resulta no banimento imediato do usuário. Tendo dito isso, a cada dia mais a comunidade Sugar cresce, fazendo com que os reais valores desse tipo de relacionamento se tornem mais conhecidos e, por isso, a percepção errada sobre o assunto tende a se dissolver.

No mais, nós lidamos com tudo isso de uma maneira muito simples, que é mostrando em nosso blog ou em entrevistas como essa os reais valores Sugar e, assim, de forma quase que didática, ensinamos que um relacionamento Sugar é baseado em transparência, benefícios mútuos, sem joguinhos dramáticos, com a honestidade e respeito acima de tudo.

E para os que ainda têm dúvidas sobre esse tipo de relacionamento, fica o convite: dentro do MeuPatrocínio.com temos Sugar Daddies e Sugar Babies de verdade, que podem gentilmente te guiar e oferecer a melhor experiência Sugar. Essa é uma das melhores formas de realmente entender sobre o assunto.

José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) em cena de Império
José Alfredo Alexandre Nero e Maria Isis Marina Ruy Barbosa em cena de Império ReproduçãoGlobo

Até que ponto as novelas, seriados e afins ajudam na disseminação da cultura do que é um relacionamento sugar e a partir de que ponto atrapalha?

CB: Com certeza ter o relacionamento Sugar sendo mostrado em novelas, seriados, filmes e nas redes sociais como um todo é algo positivo, porque o que queremos é que as pessoas conheçam esse tipo de relacionamento.

Sendo assim, esse tipo de exposição ajuda para mostrar ao público que o relacionamento Sugar é algo normal, além de ser sim a melhor opção de relacionamento para uma grande parcela dos brasileiros.

Sabemos que problemas financeiros é uma das maiores causas de divórcio no Brasil, e isso é algo que não ocorre e um relacionamento Sugar, ou seja, já é um grande ponto positivo.

Já quando o relacionamento Sugar é retratado da forma incorreta, acaba criando expectativas erradas no público em geral, porém, ainda assim gera uma curiosidade onde pessoas buscam no Google e demais buscadores mais sobre “o que é relacionamento sugar?” ou “o que é Sugar Daddy?” e acham informações que ajudam a desmistificar e alinhar as expectativas.

Para os leigos, o que é uma Sugar Baby e o que é um Sugar Daddy de fato?

CB: Sugar Babies são mulheres lindas, por volta dos 25 anos, ambiciosas, que amam se cuidar e procuram homens mais maduros, porque já estão cansadas de se envolverem com homens da mesma idade, que muitas vezes são imaturos, o que geralmente resulta em um relacionamento instável. Por isso, elas procuram homens mais experientes e que possam lhe dar mais segurança. 

Já os Sugar Daddies são homens de em média entre 35 a 50 anos, muito generosos, bem-sucedidos financeiramente, que já acumularam experiências de vida que os tornaram maduros, querendo um relacionamento sem drama, onde desde o início os interesses de ambos são alinhados, ou seja, desde o primeiro momento a transparência existe.

O que é necessário ter e ser para fazer parte da plataforma MeuPatrocínio? E o que é mostrado nas novelas que, na realidade, não são permitidos na plataforma?

CB: Em um relacionamento Sugar existem alguns pontos comuns a ambas as partes, como, por exemplo, prezar pela honestidade e transparência, entender que não é só porque o homem é bem-sucedido financeiramente que ele tem poder sobre sua Sugar Baby, assim como tudo deve ser combinado e consensual entre o casal.

Sobre as nuances de cada um, o Sugar Daddy deve ser um homem disposto a prover a melhor experiência de vida para sua Sugar Baby, não só pessoal, como viagens, bons restaurantes e momentos incríveis, mas também ajudá-la no seu crescimento profissional, se for do desejo dela.

Por sua vez, a Sugar Baby é educada, inteligente e está sempre disposta a ajudar o relacionamento a ser leve, sincero, contribuindo também para o bem-estar do seu Sugar Daddy e tornando toda a experiência entre eles única.

Se vocês pudessem falar algo para os roteiristas e escritores de folhetins quanto ao relacionamento sugar, que “toque” vocês dariam para eles?

CB: Que façam o famoso “laboratório”. Ou seja, tenham um período de imersão em um relacionamento Sugar ou ao menos conversem com pessoas que já estiveram em um relacionamento desses de verdade.

E, é claro, nós do MeuPatrocínio ficaríamos felizes em ajudar, pois somos pioneiros e a maior plataforma sugar da América Latina. 

Estamos ativos desde 2015, então, seria um prazer fazer parte desse laboratório para ajudar no entendimento do que é um relacionamento Sugar para que eles possam desenvolver brilhantemente seus roteiros.

*Conteúdo produzido e enviado por Vanessa Haddad

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade