No Dia Mundial do Rock, relembre roqueiros da teledramaturgia

Publicado em 13/07/2018

No dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Vamos relembrar alguns roqueiros e admiradores do gênero que já passaram pela nossa teledramaturgia?

Já que as histórias de Antonio Calmon sempre tiveram o jovem em posição de destaque, referências musicais são naturais. Já na estreia em Top Model (1989/90) o autor fez várias referências ao rock and roll. Os filhos do surfista quarentão Gaspar (Nuno Leal Maia) foram quase todos batizados em homenagem a ídolos da música. Elvis (Marcelo Faria) era o mais velho. Um dos filhos do meio era Ringo (Henrique Farias). Lennon (Igor Lage), o caçula. Duas meninas não homenageavam roqueiras, mas outros ídolos: Jane (Carol Machado) e Olivia (Gabriela Duarte).

A família de Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia) em Top Model (Divulgação)
A família de Gaspar Kundera Nuno Leal Maia em Top Model Divulgação

Rock deu o tom de Vamp, que teve até reprise precoce

Vamp (1991/92) trazia como protagonista uma bela cantora de rock, Natasha (Cláudia Ohana). Ela havia feito um pacto com Conde Vlad (Ney Latorraca) em troca de fama e dinheiro. Mas não desejava mais o laço que os unia. Os dois movimentaram a vida da pacata Armação dos Anjos, litoral fluminense. Suas trajetórias se entrelaçaram com a família do Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e de Carmen Maura (Joana Fomm). Os dois juntos tinham 12 filhos, de seus casamentos anteriores. Inesperadamente, uma reprise da novela estreou menos de um ano depois do final à noite.

Cláudia Ohana como Natasha em Vamp (Divulgação)
Cláudia Ohana como Natasha em Vamp Divulgação

Em contraste com Natasha, o Bartô (Tato Gabus Mendes) de O Beijo do Vampiro (2002/03) era um roqueiro frustrado. “Yeah, baby, yeah” era uma frase constantemente dita por ele. Transformado em vampiro, viveu um romance com Amélie (Betty Gofman), a secretária de Mina (Cláudia Raia). Ironicamente o pai de Bartô era Galileu van Burger (Luís Gustavo), um caçador de vampiros.

Os “tiozinhos” do rock

Na novela Tempos Modernos (2010), de Bosco Brasil, um dos personagens mais destacados era Ramon (Leonardo Medeiros). O “Tiozinho do Rock” é líder dos lojistas da Galeria do Rock, centro de São Paulo, ameaçada pelos negócios de Leal Cordeiro (Antonio Fagundes). Roqueiro tradicional, de figurino e comportamento condizentes com a condição, Ramon na verdade era bastante “coxa” em vários aspectos. Notadamente na relação com os filhos e por não superar o abandono da ex-mulher, Ditta (Alessandra Maestrini). Ela havia deixado o lar para seguir em sua carreira de cantora lírica no exterior.

Leonardo Medeiros como Ramon em Tempos Modernos (Divulgação)
Leonardo Medeiros como Ramon em Tempos Modernos Divulgação

A Favorita (2008), de João Emanuel Carneiro, deu a José Mayer um de seus personagens mais “fora da curva”. Ao mesmo tempo, um dos mais interessantes. Augusto César era um músico que abandonou o showbiz e se isolou numa casa na serra. O eremita vivia com o filho Shiva Lênin (Miguel Rômulo), fruto do romance com Rosana (Giulia Gam). Entretanto, o nome dela na verdade era Diva, e ela ocultava sua verdadeira atividade: traficante de armas.

Leonardo Medeiros como Ramon em Tempos Modernos (Divulgação)
José Mayer como Augusto César em A Favorita Divulgação

Rock ajudou no sucesso de uma das temporadas de Malhação

A propósito, não se pode deixar de lado os integrantes da Vagabanda, que integraram uma das temporadas mais populares da soap opera Malhação, em 2004. Aliás, a “novelinha” já tem sido chamada de novela como as outras há algum tempo. Marjorie Estiano viveu Natasha, a ruiva apaixonada por Gustavo (Guilherme Berenguer). Contudo, a “Miss Gari” Letícia (Juliana Didone) havia sido a eleita do rapaz. Havia também a figura de Catraca (João Velho). Com a personagem Marjorie pôde mostrar seu talento musical, já que é também cantora.

Representantes recentes do rock nas novelas

Mais recentemente, Rock Story (2016/17) trouxe como protagonista um roqueiro. Gui Santiago (Vladimir Brichta) já não fazia o sucesso de antes. Por causa de sua inconsequência, além de outras razões. Por consequência, seu casamento com Diana (Aline Moraes) vai por água abaixo e ele se envolve com Júlia (Nathália Dill). Com o fim de seu casamento, Diana inicia um relacionamento com Léo Régis (Rafael Vitti). Este é um íedolo em ascensão que Gui acusa de ter roubado uma composição sua. Ao mesmo tempo, a relação com um filho que só vem a conhecer praticamente adulto, Nick (Nicolas Prattes), acompanha sua tentativa de voltar aos holofotes. Com efeito, mal sabia ele que Lázaro (João Vicente de Castro), seu empresário e falso amigo, desejava mesmo era a sua desgraça. A saber, a estreia da autora Maria Helena Nascimento como titular deu certo e ela foi promovida para a faixa das 21h.

Vladimir Brichta diz como foi viver o Gui Santiago de Rock Story

Enquanto Rock Story esteve no ar às 19h, sua contemporânea às 18h era Sol Nascente. Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer criaram a personagem Lenita. Interpretada por Letícia Spiller, era uma mulher independente, mas com uma mágoa do passado. Enquanto cuidava de um bar que era também estúdio de tatuagem, ela procurava por sua filha desaparecida. No decorrer da história, ela encontrou Paty (Pamela Tomé). Letícia soltou a voz nas cenas, cantando clássicos do rock brasileiro.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade