SINCERONA

Narradora da TV Globo, Renata Silveira abre o jogo sobre como é ser mulher no esporte: “A gente tem que se provar o tempo todo”

Jornalista desabafou sobre a reação do público por conta de seus comentários durante as transmissões no futebol

Publicado em 14/12/2022

A narradora esportiva da TV Globo, Renata Silveira, de 33 anos, abriu o jogo sobre a sua participação na cobertura da Copa do Mundo, que encerra neste domingo (18). Em entrevista ao Splash, do UOL, a jornalista relatou as dificuldade de ser uma mulher no esporte e que precisa estudar muito mais que os homens para não receber xingamentos, caso erre.

“Eu acho que a gente meio que vai educando, normalizando e acostumando as pessoas com a narração feminina e agora quando vem na Globo parece que eu preciso voltar e fazer tudo de novo. Olha gente, eu estou aqui, eu consigo fazer isso, eu posso fazer também. Me dá uma chance, me escuta aí. É um trabalho árduo, a gente tem que se provar o tempo todo, não temos tempo para errar”, afirmou Renata.

A jornalista também falou sobre as diferenças de um homem para uma mulher quando erra em algum comentário durante uma transmissão, e como o público reage em ambos os casos.

“Parece até bobeira falar isso porque todo mundo erra, mas se o cara que está lá narrando ele erra, é engraçado, faz parte, ele se enganou. Agora vai a mulher errar: ela é burra, ela não sabe, ela não tinha que tá ali, olha que sem noção. É bem complicado, a gente tem que tá pronta 20 vezes mais e encarar tantos leões por dia porque ainda a gente tem que provar tanta coisa”, disse.

Por fim, Renata Silveira pontuou que não quer ser vista como a primeira mulher a narrar um evento esportivo na televisão aberta e sim, ajudar outras mulheres nesta profissão. “Eu não queria estar sendo a primeira a fazer tudo isso, mas já que estou aqui, vamos fazer direito isso, vamos abrir essa porta para que outras mulheres venham depois como narradoras, comentaristas”, contou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade