Guerra na cozinha

Mestre do Sabor: elenco do reality fala sobre a nova temporada

Apresentadores e mestres falam da expectativa do retorno da atração

Publicado em 22/04/2020

Mestre do Sabor, formato criado pela Globo para fazer frente aos principais realities culinários exibidos na TV brasileira, está retornando à programação. A emissora lança a segunda temporada da atração na quinta-feira, dia 30 de abril, depois da novela Fina Estampa. O programa também será exibido no GNT semanalmente, com estreia no dia 5 de maio, às 22h.

O programa traz de volta o time original. Claude Troisgros, ao lado de seu fiel escudeiro Batista, segue na apresentação; enquanto Kátia Barbosa, Leo Paixão e José Avillez seguem como os mestres. No entanto, há duas novidades: a presença de Monique Alfradique, conversando com os jurados e os participantes; e o novo mestre, Rafa Costa e Silva, que substitui José Avillez no decorrer da temporada. Avillez precisou retornar à Portugal por conta da pandemia de Covid-19.

Um bate-papo entre mestres

Quando a chef e empresária carioca Kátia Barbosa foi convidada para ser uma das mestres do primeiro reality show de gastronomia da Globo, o Mestre do Sabor, ela não acreditou. “Foi algo muito inesperado e levei alguns dias para que a ficha caísse. Só acreditei mesmo que aquilo estava acontecendo quando assinei o contrato. Eu já tinha feito participações em vários programas, inclusive na Globo, mas fazer parte deste projeto do Mestre do Sabor, com esse elenco de peso, me deixou louca de felicidade”, relata Kátia.

O poder da TV aberta somado à paixão que os brasileiros tomaram pela gastronomia nos últimos anos surpreende até mesmo quem está neste caminho há anos, como o chef e apresentador Claude Troisgros, que mistura TV e culinária desde os anos 1990. “Senti claramente um movimento na estreia da primeira temporada. Tenho que agradecer porque meus restaurantes sempre estiveram cheios, mas eu e Batista percebemos o crescimento de um público novo. Pessoas que chegam e nos procuram, fazem questão de demonstrar o carinho que têm pela gente”, comenta o chef, que é apresentador do Mestre do Sabor ao lado do seu amigo Batista.

Kátia também sentiu “na pele” mudanças no seu dia a dia após a estreia do programa. “Sem dúvidas, depois que o programa começou algumas coisas mudaram. Precisei estar mais presente nos salões das minhas casas porque muita gente passou a me procurar, querer me conhecer, tirar foto, elogiar. É um carinho muito bom que recebemos”, diz.

Leo Paixão compartilha do mesmo sentimento. Para ele, a repercussão do programa foi maior do que imaginava. “Foi incrível! Desde então, recebo um carinho enorme do público. Muita gente veio para os restaurantes em Belo Horizonte e aumentou muito nossa procura. Hoje em dia, tem gente que vem para Belo Horizonte só para conhecer meu restaurante”, comenta, impressionado. Mas, de todas as mudanças que viveu após a entrada no reality, a que mais gostou foi poder mostrar mais sua culinária para as pessoas. “Essa valorização da gastronomia brasileira que acontece no programa é algo genial, incrível”.

Para o chef português José Avillez, a repercussão atravessou o oceano. “Hoje, em Portugal, temos tantos brasileiros quanto portugueses nos nossos salões. Sinto que entrei em outras camadas sociais também e pessoas de todo o Brasil agora vão lá, não só de São Paulo e Rio de Janeiro como antes”, celebra. Para Avillez, a fama que chegou com o programa de reality é boa, mas traz consigo uma grande responsabilidade. “Acabo sendo reconhecido na rua quando estou no Brasil. O rapaz na alfândega, no aeroporto, me conheceu, um rapaz na rua, que vendia biscoito de polvilho também. O público nos reconhece e é muito bom esse carinho, mas também nos traz mais responsabilidade, algo que acontece quando viramos pessoas públicas. As pessoas seguem nosso exemplo e nos apontam erros quando fazemos algo errado. Precisamos saber lidar com isso. Pensar, acima de tudo, que nós não mudamos. Somos a mesma pessoa. Isso é importante ter em mente para não nos deixarmos levar por uma falsa sensação de superioridade que pode vir com a fama. As pessoas confiam mais no que eu digo e isso me traz mais responsabilidade”, complementa o chef, que precisou deixar as gravações da segunda temporada no meio do programa, devido à pandemia por Covid-19. Ele passou o bastão para o chef carioca Rafael Costa e Silva, que assumiu seu time, seguindo a competição.

Na nova temporada, apenas 18 chefs serão selecionados para participar da competição, que passa a ter sete fases: Prato de Entrada; Na Pressão; Duelos; Repescagem; Na Peneira; semifinal; e final. A avaliação dos pratos continua sendo às cegas e os participantes ainda têm acesso ao mercado sempre antes das provas. Serão quatro finalistas, um vencedor. O primeiro lugar leva um prêmio de R$250 mil e é nomeado o Mestre do Sabor.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade