Mesmo sem precisar, Globo vai passar programação gravada no Norte e Nordeste do Brasil

Publicado há 3 anos
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 2008, por conta de sanções impostas pela Classificação Indicativa, a Globo criou a chamada Rede Fuso. Trata-se de uma programação especial para estados do Norte e Nordeste que não adotam o horário de verão – que começa neste domingo (15).

A programação é exibida em horário local, e não pelo horário de Brasília, com exceção do Jornal Nacional. Por exemplo: antigamente, o telejornal local da hora do almoço começa às 11h. Agora, ele continua às 12h, porque toda a programação que vem antes passa em VT.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja mais: Horário de verão traz alterações na programação da Globo pelo Brasil

Somente o Jornal Nacional continua ao vivo, e nestes lugares, vai ao ar às 19h30. Após, vem a novela das 19h – que vira das 20h – e a novela das 21h.

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal liberou as TVs de seguirem à risca regulamentação da Classificação Indicativa, que virou apenas uma indicação.

Antes, programas com selo “não recomendado para menores de 12 anos”, por exemplo, só podiam ser exibidos depois das 20h. Além disso, o selo devia ser cumprido pelo horário local das cidades, e não de Brasília, o que fez a Globo criar tal rede atrasada.

A tendência era que, com o fim da obrigatoriedade, a Rede Fuso fosse descontinuada, já que ela perdia a razão de existir. Mas não será isso que irá ocorrer, pelo menos em vários estados das regiões.

Emissoras Globo em Alagoas, Bahia, Pará e Sergipe já veiculam chamadas mostrando o que muda nas programações locais. O último capítulo de A Força do Querer, por exemplo, que será exibido no dia 20 próximo, será exibido com atraso para estas regiões.

A crítica maior é que, em plena era de internet, a Globo ainda exiba programação gravada para esses estados, sem a menor necessidade de isto ocorrer, como fica notório neste momento.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio