Nova fase

Izabella Camargo se projeta em nova carreira e reflete sobre a mudança: “Melhor uma pausa espontânea, do que uma forçada”

A jornalista tem direcionado seu trabalho à literatura e palestras

Publicado em 05/01/2021

No De Papo com Amanda Françozo, que vai ao ar nesta quarta-feira (06), às 21h, na TV Aparecida: saúde mental, bom uso do tempo, carreira e lembranças de vida serão os temas abordados com a apresentadora e jornalista Izabella Camargo

Com passagens na TV Globo, Band e SBT, Izabella, que também trabalhou com Amanda Françozo no programa Fantasia, 20 anos atrás, falou abertamente sobre o diagnóstico da Síndrome de Burnout (distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema), em 2018. A jornalista agora tem direcionado seu trabalho à literatura e palestras sobre o tema.  

O encontro entre Amanda e Izabella ocorreu no Hotel Transamérica, na capital paulista. As duas iniciaram a entrevista recordando o tempo em que estiveram juntas no programa do SBT, lá no início de suas respectivas carreiras.

Izabella também fala sobre o falecido produtor musical, Arnaldo Sacomani, que a motivou a estudar na área de comunicação. À época do Fantasia, Izabella se aventurou cantando Bem que Se Quis, de Marisa Monte, e sua voz chamou a atenção de Arnaldo.

O Arnaldo Sacomani me chamou e disse: ‘O que você vai fazer quando crescer?’ (…). ‘Ah, Arnaldo, ainda não tenho certeza’… ‘Ah, vai fazer uma faculdade de jornalismo, procura um curso de locutora porque a sua voz, dependendo do que você usar, pode transmitir muita credibilidade e pode fazer muito bem para as pessoas‘”, contou Izabella.

Pausa no telejornalismo

“Isso foi com muita dor. Hoje eu acordo todos os dias pra dizer que é muito melhor uma pausa espontânea, do que uma forçada. Eu digo isso, inclusive, no livro, é muito melhor uma pausa voluntária do que uma pausa involuntária.

Mas, então, como você vive em uma sociedade que só te estimula a fazer mais, fazer mais, fazer mais, e aí você se sente até culpado por descansar (…), você vai indo como se nunca nada fosse acontecer com você.

Então, antes de eu viver a Síndrome de Burnout, que é um problema de saúde ocupacional, ou seja, acontece dentro do trabalho como qualquer outro… Síndrome de burnout é o esgotamento físico e mental pelo excesso de trabalho. E por que é síndrome? Porque é um conjunto de sinais e sintomas, eles não chegam de repente”, revelou a jornalista.

Izabella ainda fala do livro que lançou em 2020: Dá um tempo – Como encontrar limite em um mundo sem limites. Ela questiona se o tempo está passando muito rápido, se as pessoas estão felizes com o uso que fazem do tempo e se dividem o dia igualmente entre o trabalho, o descanso e o lazer.  

O prefácio é do Cortella. Essas 150 pessoas são pessoas que marcam os nossos tempos. Então, tem Karnal, tem monja Cohen, tem especialistas, psicólogos e psiquiatras, que explicam porque estamos viciados na internet (…). Aí eu tenho o padre Fábio de Melo, eu tenho Fernanda Montenegro, então, eu tenho pessoas de diversas áreas pra falar da mesma questão: como nós estamos lidando com esse excesso de acessos e como nós podemos passar pelo tempo sem adoecer, ou se adoecermos como a gente pode se recuperar mais rápido possível”, explica Izabella.

De Papo com Amanda Françozo, quarta-feira, às 21h  

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade