Cultura

Ipiranga e Freguesia do Ó recebem o Mistura Paulista neste sábado

Luiza Vaz e Denise Thomaz Bastos conhecem a arte que nasceu nas ruas

Publicado em 09/12/2021

O Mistura Paulista desta semana vai passear por dois bairros que representam a história, não só de São Paulo, mas também do Brasil. Neste sábado, dia 11, as jornalistas Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz vão percorrer diferentes ruas e lugares no Ipiranga e na Freguesia do Ó.

Elas vão visitar tradicionais pontos de comércio local da região e conhecer pessoas que criaram raízes nesses dois pontos e hoje não trocam aquele pedacinho da cidade por lugar nenhum do mundo. Além de saber um pouco melhor o que os dois bairros representam para os paulistas, as apresentadoras visitam o Museu do Ipiranga, o Centro Cultural da Juventude, descobrem a história de um sebo construído por um casal apaixonado por poesias e escutam relatos de moradores que escolheram a arte e a cultura como ferramenta para uma vida melhor.  Ipiranga é o bairro mais antigo de São Paulo e, portanto, um dos mais tradicionais da capital paulista.

Embora sua história esteja ligada à proclamação da independência por D. Pedro em 1822, às margens do Rio Ipiranga, que atravessa o bairro de mesmo nome, trata-se de uma região que mistura os valores do passado com os benefícios da modernidade. A repórter Luiza Vaz visita uma fazenda urbana da região que fornece alimentos orgânicos para o comércio e moradores do bairro.

“O Ipiranga é um bairro que mistura história, tradição e que acolhe o novo. Nas andanças, de cara, a arquitetura chama a atenção. Casarões clássicos e lindos. Mas o que mais encanta é o contato com as pessoas e com os sonhos delas”, comenta Luiza Vaz, que visita ainda a barbearia dos irmãos Takeda, tradicional do Ipiranga, presente há 60 anos no mesmo ponto e o Sebo Pura Poesia, único local que disponibiliza livros para moradores da região.  

Já no bairro da Freguesia do Ó, Denise Thomas Bastos visita o território da Brasilândia, onde conhece um artista que retrata a periferia em óleo sobre tela, além das pinturas que até parecem fotos. No Centro Cultural da Juventude, o programa conhece uma turma especial, que produz um gênero musical em que o DJ dita o ritmo das batidas e os MCs rimam em cima da levada.

O programa também acompanha a galera do skate e do Bloco Urubó, um dos mais tradicionais da cidade e orgulho para os moradores da Freguesia do Ó. “Mais uma vez sinto vontade de participar e vivenciar todas as histórias que conheci. O Largo da Matriz é um lugar encantador para passar o dia com a família. Tem opções para comer, lugar pra sentar e conversar. Esse terceiro programa está especial. Conheci o pessoal do skate, arte, música e ainda comi um Baião de Dois delicioso”, adianta Denise Thomaz Bastos.  

O terceiro episódio do ‘Mistura Paulista’ vai ao ar na tarde de sábado, dia 11, logo após o ‘Jornal Hoje’, apenas para a Região Metropolitana de São Paulo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade