Diversidade

GloboNews surpreende e passa a contar com dois âncoras negros no horário nobre

Emissora faz movimento incomum e valoriza a diversidade

Publicado em 31/07/2020

A apresentadora Aline Midlej passa a apresentar o programa Em Pauta, da GloboNews, a partir de segunda-feira (3). Enquanto isso, o âncora Marcelo Cosme estará de licença para resolver questões pessoais. A informação foi confirmada pela emissora à redação do Observatório da Televisão.

Vale lembrar que Aline é titular do Edição das 10h, todas as manhãs no canal de notícias. Nos bastidores, se especula que a escolha dela para comandar a atração noturna tem a ver com um teste. A GloboNews quereria observá-la e treiná-la para o horário nobre. Assim, ela poderia assumir em definitivo o Em Pauta.

Caso isso ocorra, a GloboNews passaria a contar com algo incomum na televisão brasileira: mais de um âncora não branco e titular no horário nobre. O jornalista Heraldo Pereira comanda o Jornal das Dez, que entra na sequência do Em Pauta, todos os dias.

Heraldo Pereira anunciando sua chegada no Jornal das 10, da Globo News
Heraldo Pereira em chamada no Jornal das 10 da Globo News ReproduçãoGlobo News

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 54% da população brasileira é preta ou parda, mas, em linhas gerais, pouco dessa gente está no comando de telejornais e, tampouco, em cargos de chefias nas redações das emissoras.

Isso se reflete em telejornais com apresentadores considerados brancos e, ainda, em pautas que fogem completamente do interesse real da população não branca.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um país também etnicamente diverso, é mais comum ver âncoras negros, latinos ou asiáticos em jornais importantes. Don Lemon, por exemplo, encerra a programação do dia da CNN americana, com o jornal Tonight.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade