Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Paz

Ministro do STF, Gilmar Mendes acabou com treta entre jornalistas da Globo

Globoplay apresenta histórias curiosas sobre Jorge Bastos Moreno, grande jornalista do Grupo Globo

Publicado em 16/04/2023

Em homenagem ao jornalista Jorge Bastos Moreno, o Globoplay lançou neste mês um documentário que conta a vida e o legado do comunicador com destaque especial para a políticia, sua principal área de atuação. Entre tantas histórias curiosas e imperdíveis de Moreno, como era conhecido entre os colegas e políticos, um desentendimento nos anos 90 envolvendo um grande amigo e parceiro de trabalho, Heraldo Pereira. A situação só se resolveu graças a intervenção de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Âncora do Bom dia Brasil em Brasília, Heraldo Pereira conta no especial detalhes do desentendimento que teve com Moreno: “Ele exagerava algumas vezes. No nosso último rompimento, passei meses sem falar com ele“. Moreno confessou ao então advogado-geral da Uniao, Gilmar Mendes, atual ministro do STF, o corrido. Mendes achou que era brincadeira, e então ligou para Heraldo: “Oh, Heraldo, como que é isso? Vai brigar com o Moreno? Fala com o Moreno! Não fica zangado”.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes: Crédito: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Heraldo ficou espantando com a ligação e disse: “Não acredito que o Moreno ligou pro senhor por contas das intrigas que ele fez! Tá bom, ministro. Vou ligar pro Moreno”. Pereira então ligou para Moreno e amizade entre eles se restabeleceu. Moreno ficou feliz com a ligação e já convidou Heraldo para ir à sua casa: “Então, vem aqui. Hoje tem almoço [Moreno tinha como marca registrada realizar almoços, jantares em sua casa para receber jornalistas, políticos e artistas]!”.

O repórter do Poder conta a a história de Jorge Bastos Moreno, o jornalista que conquistou o poder e artistas. Obcecado pela notícia foi o autor de furos históricos e viveu grandes paixões. A obra é de autoria Letícia Muhana, ex-diretora da Globo, GNT e Viva, conta com quatro episódios sob a direção de Patricia Lovell-Parker Guimarães, roteiros de Cristina Aragão, jornalista especializada em cultura que está fazendo muito falta na Globo News, Jacqueline Cantore, Mariliz Pereira Jorge, que escreve textos imperdíveis, e Renée Castelo Branco.

Saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno homenageado por colegas, amigos e familiares em série documental (Divulgação Globoplay)

O documentário conta com as participações de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo e Globo News, que detalha o estilo e o profissionalismo de Moreno; Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo e sua grande parceira de apuração; Andréa Sadi e Julia Dualibi, titulares do Estúdio I e Globo News Mais, atrações da Globo News; Pedro Bial; Mariana Ximenes; Maria Ribeiro; Gilberto Gil; além de amigos, colegas de trabalho, funcionários e familiares de Moreno, que faleceu em 2017.

A série é fundamental para que se conheça o processo longo e muitas das vezes ingrato que a apuração, o contato que a imprensa tem com políticos, exige. Moreno deixa um legado para dezenas de colegas que cobrem os bastidores de Brasília. O documentário humaniza a política e o jornalismo, apresenta à sociedade curiosidades e fatos históricos como trocas de poderes durante o Regime Militar, Diretas Já, o turbulento governo de Fenando Collor, entre outros, que Moreno ajudou a escrever.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade