turismo

Globo Repórter viaja pela cidade de Paraty

A repórter Mônica Sanches passeia pelo litoral sul do Rio de Janeiro

Publicado em 07/07/2021

O Globo Repórter desta sexta-feira (9) mostra uma viagem para Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Considerada pela Unesco como patrimônio cultural e natural da humanidade, a cidade fluminense se destaca por suas belezas naturais e seu centro histórico.

A repórter Mônica Sanches passeia pela cidade, percorrendo uma região cercada pela natureza exuberante, desbravando cachoeiras pouco conhecidas, visitando praias completamente isoladas e saboreando a gastronomia local.

“Conheço Paraty desde criança e me identifico demais com esta cidade, que é cheia de natureza, de história. Neste programa, exploramos locais da região longe do Centro Histórico e pouco conhecidos. O que impressiona é a preservação destes lugares, graças à Área de Preservação Ambiental (APA) de Cairuçu. Mas não apenas a praia, a flora e a fauna foram preservadas, as comunidades caiçaras conseguiram manter seus costumes e uma cultura riquíssima. O público pode esperar paisagens deslumbrantes e paraísos muito bem escondidos entre as duas maiores metrópoles do Brasil”, afirma Mônica Sanches.

A repórter também conhece a história de Maria Izabel, que nasceu em Paraty e há 35 anos comprou um sítio em um local onde não tinha luz elétrica, sem estrada e o meio de transporte funcionava somente por cavalos ou canoas. Hoje, Maria se orgulha do canavial orgânico que desenvolveu ao longo do tempo e de resgatar uma tradição familiar: a produção de cachaça.

Na região que antigamente tinha cerca de 200 alambiques, atualmente conta apenas com seis produzindo a bebida destilada. Referência pela qualidade de seu produto, Maria Izabel teve que superar o preconceito por ser mulher para conquistar respeito e fama dentro e fora de Paraty.

O Globo Repórter vai ao ar na noite de sexta-feira (9), logo após a novela Império.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade