Festa da Publicidade

Globo reformula prêmio Profissionais do Ano em tempos de coronavírus

Evento ocorre anualmente e premia os melhores comerciais

Publicado em 30/07/2020

Por Edianez Parente*

O Prêmio Profissionais do Ano, da TV Globo, teve de se adaptar para a edição deste ano. A premiação destinada aos melhores comerciais que são exibidos pela emissora e que tem como slogan a frase “Nada substitui o talento” estabeleceu novas categorias e formato.

Uma nova configuração do Profissionais do Ano já estava em nossos planos. Reformular o prêmio era necessário para acompanhar a evolução do mercado e mantê-lo relevante para os profissionais. A pandemia acabou acelerando esse processo”, explica o diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer.

A Globo é a emissora líder no mercado brasileiro de publicidade, tendo os intervalos comerciais como principal fonte de renda. As agências de propaganda de todo o País já puderam começar a inscrever seus trabalhos a partir de 29 de julho. O prazo acaba em 19 de agosto. Agora, são cinco as categorias do prêmio (antes eram três: Campanha, Institucional e Mercado):

  • Filme: substitui a antiga categoria Mercado e contempla peças únicas, de veiculação nacional na TV aberta e nos canais por assinatura. Tem duas subcategorias: Formatos Curtos (com duração de até 29 segundos) e 30+ (duração igual ou superior a 30 segundos).
  • Campanha: conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciante, com tema e/ou outros elementos em comum. Também competem nesta categoria campanhas de cunho social.
  • Integrada: campanha que tem em sua estratégia de mídia a combinação de veiculação na TV (aberta ou por assinatura) com plataformas digitais da Globo, com diferença substancial entre as peças veiculadas, respeitando as características dos meios.
  • Ações em Conteúdo: projetos que utilizam as soluções de marca nos canais aberto e por assinatura da Globo. Nesta categoria, valem ações realizadas no conteúdo, sem relação com o intervalo comercial – é o popular “merchandising” ou “merchan”.
  • Ninguém Quarentena Sua Criatividade: filme ou campanha relacionado, de forma direta, à crise do novo coronavírus. Podem ser inscritas tanto peças com fins comerciais quanto de cunho social.

Os trabalhos também são analisados por Regiões do Brasil nas categorias Filme (sem subcategorização) e Campanha, com veiculação restrita às regiões Sudeste Capitais, Sudeste Interior, Norte-Nordeste, Leste-Oeste e Sul.

O júri é formado profissionais do mercado escolhidos com os diversos perfis de criativos. A primeira e segunda etapas do júri estão previstas para setembro. Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena de outubro.

O formato da entrega – que nos outros anos equivalia a uma grande festa fechada, apresentada pelos artistas e jornalistas da emissora – ainda não foi definido. Mas a emissora já estreia sua própria campanha do Prêmio, com filmes publicitários produzidos pela Globo e exibidos nos intervalos da TV aberta e por assinatura, além dos meios digitais.

Nas peças da sua campanha dos Profissionais do Ano, a Globo mostra a criatividade da recente onda das “lives”, com reuniões, aulas e shows sendo captados em casa e transmitidos online.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade