Globo recebe indicação ao Emmy de Jornalismo por caso Marielle e especial sobre Coreia do Norte

Publicado em 06/08/2019

A Globo está concorrendo ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo pelo 13º ano consecutivo. Neste ano, a emissora foi indicada nas categorias Notícias e Atualidades pela cobertura da morte da vereadora Marielle Franco e pela reportagem 11 Dias na Coreia no Norte, respectivamente.

A lista dos indicados foi feita pela Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências, nesta terça-feira (06), nos Estados Unidos. Essa é a quinta vez consecutiva que o jornalismo da Globo/GloboNews nos dois seguimentos.

Na categoria Notícia foi indicada a cobertura da morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, uma parceria entre Fantástico, Jornal Nacional e Jornal da Globo.

Entre os destaques da cobertura está a primeira entrevista com a assistente de Marielle, única sobrevivente e testemunha do ataque. A Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia.

Cena da reportagem 11 dias na Coreia do Norte
Cena da reportagem 11 dias na Coreia do Norte (Foto: Reprodução/ Globo)

Já a reportagem 11 dias na Coreia do Norte, do Fantástico, concorre em Atualidade com indicados da Suécia, da Nigéria e do Reino Unido. Exibida em setembro de 2018, traça um painel do país em seu 70º aniversário e inclui imagens raras de trabalhos forçados.

Os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2019 serão anunciados no dia 24 de setembro, em cerimônia no Lincoln Center, em Nova York.

Trajetória da Globo no Emmy

Em 2011, o Jornal Nacional ganhou o Emmy Internacional de Jornalismo pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste prêmio, a Globo já recebeu outros 16 troféus do Emmy.

O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que honraria novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria.

Em 1981, ganhou com o musical A Arca de Noé e em, 1982, com Morte e Vida Severina. A Globo foi premiada sete vezes por Melhor Novela com: Caminho das Índias (2009); Laços de Sangue, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011); O Astro (2012); Lado a Lado (2013); Joia Rara (2014); Império (2015); e Verdades Secretas (2016).

A Mulher Invisível (2012) e Doce de Mãe (2015) venceram na categoria Melhor Comedia. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como Melhor Atriz por seu papel em Doce de Mãe. A Globo também recebeu o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018, com Malhação: Viva a Diferença.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade