solidariedade

Globo promove campanha de doação de sangue vinculada à série Sob Pressão

A ação vai acontecer em 120 cidades brasileiras

Publicado em 30/08/2021

A série Sob Pressão, que estreou sua quarta temporada na TV Globo no dia 12 de agosto, consegue estabelecer uma conversa com o público que vai além da tela, promovendo a reflexão e a mobilização da sociedade em torno de assuntos ligados à saúde, como a campanha de doação de sangue #correntesobpressão, que terá uma nova edição a partir desta semana.

Neste ano – em que a doação de sangue se torna ainda mais necessária diante do contexto de pandemia e a consequente redução dos estoques nos hemocentros – a ação ganha ainda mais força. Será realizada em 120 cidades do país, a partir do dia 2 de setembro, e se estende ao longo de, pelo menos, uma semana, o que ajuda a evitar aglomerações.

Ao todo, mais de 130 pontos de coleta estarão mobilizados em 20 estados brasileiros, em um esforço conjunto que conta com a parceria de 18 grupos afiliados, além das emissoras da Globo em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Novamente, jornalismo e os programas de variedades da TV Globo entram nesta corrente e trarão, nos próximos dias, informações sobre a ação. O público que desejar doar deve verificar com o Hemocentro de sua região o protocolo adotado para a doação. Acesse a lista completa dos locais aqui.

A data que marca o início da ação é motivada pela exibição do quarto episódio da temporada atual, em que um paciente precisa de sangue, mas não há mais bolsas disponíveis no hospital, despertando a reflexão sobre a importância da doação de sangue.

“Sob Pressão aborda diversos assuntos inspirados na vida real. É um projeto que foi conceituado pra discutir e pensar a questão da saúde pública junto do entretenimento. E é muito gratificante ter esse espaço aberto com o público, mostrar para as pessoas que saúde, assim como a educação, é prioridade. Poder promover uma mobilização da população em torno de uma grande causa que pode ajudar a salvar muitas vidas nos traz um sentimento de dever cumprido”, ressalta o autor Lucas Paraizo.

O diretor artístico Andrucha Waddington destaca o viés social da série, desde a primeira temporada. “Sob Pressão apresenta a realidade dos profissionais de saúde, unindo entretenimento e responsabilidade social, possibilitando mobilizar e informar a população para tentar transformar o cenário da saúde no Brasil para melhor. Na primeira temporada, por exemplo, após a exibição de um episódio sobre doação de órgãos, exibimos uma cartela que direcionava o público para o portal Adote (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos), onde é possível buscar informação e conscientização sobre o tema. Aproximadamente 8 mil pessoas procuraram, pela primeira vez, informações para se tornarem doadoras”, destaca o diretor.

Em paralelo à campanha, a Globo ainda realiza, no dia 3 de setembro, um seminário on-line, em parceria com a PUC-Rio, reunindo universitários e universidades de diferentes regiões do Brasil para uma conversa com os atores Julio Andrade, Marjorie Estiano e David Júnior, o diretor Andrucha Waddington, o autor Lucas Paraizo e o médico consultor da série Marcio Maranhão.

O evento será mediado pela jornalista Bianca Ramoneda e tem como intuito compartilhar com os estudantes a construção narrativa da série e como a discussão sobre saúde impacta a sociedade de várias formas, além de falar sobre a preparação para Sob Pressão, os dramas da vida real na ficção, o interesse do público em séries médicas, além da campanha nacional de doação de sangue. Os interessados em acompanhar a conversa podem se inscrever no link.

Uma coprodução da Globo e Conspiração, Sob Pressão é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produção de Isabela Bellenzani (Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), e direção de gênero de José Luiz Villamarim, a série vai ao ar às quintas-feiras, após Império.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade