Globo grava série O Anjo de Hamburgo em Buenos Aires

Publicado há 8 meses
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A saga de uma brasileira que arriscou a própria vida para salvar a vida de famílias judias na Alemanha, durante a 2ª Guerra Mundial. Uma história de amor pela humanidade que venceu o ódio. Um romance improvável que superou o preconceito de uma época.

Pouco conhecida em seu país de origem, Aracy de Carvalho foi uma mulher corajosa e destemida: essa heroína brasileira, inconformada com o regime nazista terá, pela primeira vez, sua história retratada em uma série. Criada e escrita por Mario Teixeira, com colaboração da autora inglesa Rachel Anthony, e dirigida por Jayme Monjardim, O Anjo de Hamburgo é a primeira série totalmente em língua inglesa da Globo, em parceria com a Sony Pictures Television (SPT).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A série vai narrar a ousadia de Aracy, então funcionária do Consulado Brasileiro na Alemanha, para ajudar mais de centenas de famílias de judeus que precisavam fugir da guerra. Àquela época, o Brasil, assim com outros países, impunha regras rígidas para a imigração de judeus; regras que Aracy fazia o impossível para contornar e garantir a segurança de pessoas que ela sequer conhecia.

A personagem principal

“Quando conheci a história desta mulher incrível, que nos mostra como a esperança e o amor podem vencer o ódio, me senti determinado a contá-la para o mundo. Aracy é pouco conhecida no Brasil e em geral, as pessoas se lembram dela como a esposa do escritor Guimarães Rosa. Esperamos que, com cuidado e respeito, possamos mostrar a mulher por quem ele se apaixonou quando viveu na Alemanha, ocupando o cargo de cônsul-adjunto”, disse o diretor artístico Jayme Monjardim.

E continuou: “Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Uma verdadeira heroína que nunca quis publicidade para seus feitos. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”. Nesta produção, o trabalho vem sendo desenvolvido com Elisabetta Zenatti, da joint venture Floresta, que atua na produção executiva.

Rodada no Brasil e no exterior

Com cenas gravadas em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, O Anjo de Hamburgo conta com time de peso de historiadores e especialistas em cultura judaica, além de pesquisadores de relações internacionais, para consultoria e produção.

“Foi um grande desafio, sem dúvida. Adaptar a vida de uma mulher tão incrível e especial, que poucos conhecem, mas que tanto fez pelas pessoas, exigiu muita pesquisa, muita leitura e dedicação de uma grande equipe. É uma história muito especial de uma mulher, mãe, solteira, jovem, sem imunidade diplomática, que viveu sua vida tentando salvar a de outras pessoas. A história dela nos encantou a todos e entre a equipe, há um clima de muita parceria e vontade de fazer tudo com muito amor”, explicou o autor Mario Teixeira.

A atriz Sophie Charlotte dará vida a Aracy e Rodrigo Lombardi será João Guimarães Rosa. No elenco, estão ainda nomes como Tarcísio Filho, no papel do cônsul Souza Ribeiro, e Gabriela Petry, que interpreta Taibele Bashevis, uma judia dividida entre o sonho de ser cantora e a necessidade de estar perto da família.

Elenco estrangeiro

A maior parte dos talentos que compõem o elenco veio de diferentes países: entre os destaques, estão os atores alemães Peter Ketnath e Tomas Sinclair Spencer, que vivem os militares alemães Thomas Zumkle e Karl Schaffer, além de Stefan Weinert, interpretando Milton Hardner. Na lista de talentos estrangeiros, ainda estão o italiano Jacopo Garfagnoli, responsável pelo personagem Rudi Roth; a polonesa Izabela Gwizdak vive Margarethe Levy, que vem a se tornar uma grande amiga de Aracy, e a israelense Sivan Mast, que vive Helena Krik.

A produção é uma das séries a serem produzidas em parceria da Globo com a SPT, conforme anunciado no ano passado. O Anjo de Hamburgo tem previsão de lançamento mundial na L.A Screenings, nos Estados Unidos, em maio deste ano. Caberá à Sony Pictures os direitos de distribuição no exterior e à Globo, a exibição nas plataformas do Grupo no Brasil.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais