TV aberta

Globo exibe Especial LED, que reúne artistas em um show pela educação

Dira Paes, Fernanda Paes Leme e Tiago Abravanel participam da atração

Publicado em 25/04/2023

Uma grande e emocionante festa, reunindo talentos e projetos inspiradores de pessoas que estão transformando a educação no Brasil. É dessa forma que o Especial LED leva para o horário nobre da TV Globo nove histórias de brasileiros que estão mudando a realidade da educação nas diferentes regiões do país.

Vamos conhecer histórias revolucionárias na área da educação e nos emocionar com os relatos de gente que está fazendo pequenas grandes revoluções pelo Brasil”, afirma Aline Midlej, madrinha de um dos projetos finalistas.

Comandado por Regina Casé, o Especial LED vai ao ar nesta quarta-feira (26) logo após Travessia, com artistas representando os nove projetos finalistas: Dira Paes, Tukumã Pataxó, Aline Midlej, Jeniffer Nascimento, Ícaro Silva, Maju Coutinho, Tiago Abravanel, Fabiana Karla, Alex Escobar e Fernanda Paes Leme.

untos, eles defendem as propostas e ideias para um júri também estrelado, formado por Marcelo Adnet, Pedro Bial, Taís Araújo e KondZila e pelos especialistas em educação Wesla Monteiro e Katia Smole.

Mas as grandes estrelas da noite são os projetos que estão revolucionando a educação de norte a sul do país: ‘Educar Nestante’; ‘Rebbú’; ‘Instituto Recomeçar’; ‘Educação Antirracista’; ‘Distante Sim, Desconectado Não’; Práticas de campo: sonhos e possibilidades’; ‘Células Motivadoras’, ‘Salvaguarda’ e ‘Jovens Líderes pela Paz’. Eles fazem parte de três categorias, “Empreendedor/ Organização Social”, “Educadores” e “Estudantes”. Em cada uma, duas iniciativas saem vencedoras e dividem o prêmio total de R$ 1,2 milhão. 

O Prêmio LED é parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa Globo e Fundação Roberto Marinho que reconhece práticas inovadoras no setor e que, em dois anos de existência, já distribuiu R$ 3 milhões para iniciativas educacionais no Brasil.

Além do recurso financeiro, os selecionados do ‘Especial LED’ levam para casa um troféu do artista plástico paulista Ciro Shu, que buscou simbologias para representar a luz através de fragmentos, reaproveitando insumos e objeto que seriam descartados, para recontar histórias. 

Na 1ª edição do Especial LED, exibida em 2022 na TV Globo, iniciativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba se tornaram conhecidas do grande público. O programa está disponível no Globoplay (https://globoplay.globo.com/v/10714421/?s=0s).

Os vencedores e finalistas se tornaram Embaixadores do LED e as metodologias dos seus trabalhos inovadores podem ser conhecidas através do site: https://comunidade.led.globo/.

O programa Especial LED vai ao ar na semana em que se comemora o Dia Mundial da Educação (28 de abril), reiterando o compromisso histórico da Globo com o tema, um dos compromissos da Jornada ESG da empresa. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade