Entrevista

Fafá de Belém fala de sua relação com Portugal no Conversa com Bial

Cantora dá entrevista a Pedro Bial nesta sexta-feira

Publicado em 09/09/2022

Durante toda a semana, o Conversa com Bial se dedicou à uma série de programas que celebram o bicentenário da independência do Brasil. Hoje (sexta-feira, 9), Pedro Bial encontra a cantora Fafá de Belém, que embora seja paraense, possui descendência portuguesa, chegando a obter dupla cidadania, residindo entre São Paulo e Lisboa.

Fafá é a única artista estrangeira com consentimento para tocar fados, e além de revelar detalhes sobre a família, canta canções como Canoas de Tejo, de Carlos do Carmo, e Nem às Paredes Confesso, de Amália Rodrigues. Inclusive, conta que chegou a conhecer Amália, uma das vozes mais aclamadas de Portugal.

Foi durante a Expo 98, em homenagem a ela. Fui convidada a participar recebendo a Amália. Era só com artistas portugueses, eu era a única estrangeira. Amália não tinha comando, por isso era essa mulher fabulosa, tinha essa voz única“, diz. 

Fafá explora a herança portuguesa no ambiente em que cresceu por meio dos avós, presente na culinária e no sotaque, por exemplo. Recorda a história de sua família e a escolha por seu nome: “Maria de Fátima veio porque meu pai teve tifo, e ele fez uma promessa à Fátima [Nossa Senhora de Fátima]”.

A primeira vez que esteve em Portugal, contudo, já era famosa. “Foi em 1978, fui fazer um programa de televisão e foi maravilhoso. Mas a primeira viagem que fiz ao interior de Portugal eu sentia o cheiro da casa da minha avó. É muito forte essa raiz portuguesa nossa”, conta. A cantora coloca, com emoção, o carinho que vem recebendo do país.

No próximo domingo (11), Fafá estará no festival Rock in Rio, cantando ao lado de jovens artistas paraenses. Sobre a ocasião, ela comenta ser mais uma oportunidade de exercitar sua curiosidade, que foi o que a levou a experimentar fados e deu-lhe pluralidade artística.

Farei o Rock in Rio com uma galera que não tinha nem nascido quando eu saí de Belém, com esse pessoal do tecnobrega”, acrescenta.

Com direção artística de Monica Almeida, o Conversa com Bial vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o Jornal da Globo. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast Conversa com Bial, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade