O Sétimo Guardião

Escritor diz que Aguinaldo Silva mentiu em entrevista à Record TV

Novela, exibida em 2018/19, teve uma série de problemas

Publicado em 12/03/2020

O escritor Silvio Cerceau alegou que Aguinaldo Silva mentiu em entrevista à jornalista Fabíola Reipert, na Hora da Venenosa, na Record TV. A informação foi divulgada pelo jornalista Ricardo Feltrin, em sua coluna no UOL.

No bate-papo que foi ao ar na última segunda-feira (9), o ex-novelista da Globo declarou que nunca soube de qualquer processo por causa da novela O Sétimo Guardião, e que essa história não passava de uma “lenda urbana”.

Essa história do aluno que me processou por plágio é outra lenda urbana. Ele nunca me processou, todas minhas tentativas se desmentir foram em vão, e insistem em dizer que ele me processou. É exatamente o contrário: eu é que estou processando ele por quebra de confidencialidade“, declarou o autor.

No entanto, de acordo com o colunista, Silvio Cerceau confirmou que existe um processo em andamento. “Ele é um mentiroso. Eu estou processando ele, sim. Aliás, não só eu estou processando. Outros seis alunos dele o estão processando também”, afirmou o escritor ao jornalista.

Em 2017, um ano antes de a novela estrear, ex-alunos de uma oficina de escrita ministrada pelo autor na Casa Aguinaldo Silva exigiram co-autoria na novela, conforme divulgado pelo Notícias da TV.

Segundo eles, todo o início do que seria O Sétimo Guardião foi criado e desenvolvido por eles em sala de aula. Na ocasião, Cerceau divulgou a denúncia e anunciou que iria à Justiça buscar seus direitos.

Os ex-alunos pediram não só os créditos de co-autores, mas também remuneração pela obra exibida pela Globo. Ainda em 2018, a Globo fez algo então impensável e inédito: foi “contra” seu funcionário e decidiu dar o crédito, ela própria, aos 26 ex-alunos logo no capítulo de estreia.

A emissora os incluiu como co-autores da sinopse e publicou seus nomes. “Diante das informações e esclarecimentos prestados por Vossas Senhorias, no que diz respeito à novela ‘O Sétimo Guardião’, de que a sinopse inicial foi desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva a partir de ideias e colaborações de 26 alunos que participaram do curso ‘Masterclass’, promovido pela Casa de Artes Produções Artística, Literária, Cursos, e Eventos Culturais EIRELI-ME, na cidade de Petrópolis-RJ (sendo certo que os direitos autorais patrimoniais oriundos de tal colaboração já foram cedidos a esta emissora por Termo de Cessão datado de 28 de fevereiro de 2018), a TV Globo informa que concederá os créditos aos mencionados alunos quando da exibição de ‘O Sétimo Guardião'”, informou a emissora ao Tribunal de Justiça do Rio.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade