cobertura especial

Equipe do Profissão Repórter mostra histórias da pandemia nos jornais da Globo

Caco Barcellos e os jovens jornalistas narram a realidade dos hospitais

Publicado em 25/08/2020

Por conta da pandemia da covid-19, o Profissão Repórter não estreou uma nova temporada este ano. No entanto, a equipe de Caco Barcellos segue na ativa. Nos últimos meses, os jovens jornalistas puderam ser vistos em mais de 60 matérias relacionadas ao tema, exibidas nos programas e telejornais da TV Globo. Eles mostram a realidade dos hospitais, a rotina dos médicos, a angústia das famílias dos doentes e as mudanças causadas pela pandemia

“Mantivemos a dinâmica de antes, trocando ideias e fazendo reuniões. A equipe segue ativa, produzindo como antes e, enquanto o programa não volta à programação, nossas matérias estão distribuídas. O país está em transformação e continuamos acompanhando essa nova realidade, mostrando seus novos aspectos, para tentar responder que novo Brasil é esse que está se formando. Produzimos matérias especiais, com mais profundidade, além da cobertura diária factual”, explica Caco Barcellos.

Em matérias exibidas no Fantástico, por exemplo, acompanharam o trabalho do Hospital Geral da Vila Penteado, referência no combate à pandemia; e a equipe médica do Hospital Geral da Vila Penteado, ambos em São Paulo. Neste último, foram gravados, durante cinco dias, momentos da rotina de trabalho dos médicos, as decisões difíceis e a luta até o último minuto na tentativa de salvar pacientes graves. A equipe de Caco Barcellos também mostrou a dificuldade de familiares e amigos em se despedir de vítimas da covid-19.

No SP1, apresentaram rappers que usam a música para conscientizar as comunidades paulistas sobre os riscos do coronavírus e a importância da higiene e do distanciamento social; e acompanharam famílias que, na porta do Hospital Tide Setúbal, em São Paulo, esperavam dia após dia a divulgação do boletim médico de pacientes internados – momentos diários de tensão, dor e esperança. A triste realidade do desemprego, das escolas fechadas e da violência doméstica, que fez muitas famílias perderem suas casas e irem morar na rua, também foi pauta de reportagem no jornal local.

Um estudo publicado na revista The Lancet com a previsão de que entre 50% e 80% da população mundial poderiam contrair coronavírus e a estimativa de letalidade para cada faixa etária foi tema de matéria da equipe do Profissão Repórter para o Jornal da Globo. Assim como a rotina de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, que faz a própria gestão da crise de saúde.

Todas as matérias já produzidas pela equipe do Profissão Repórter durante a pandemia estão disponíveis no Globoplay.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade