Demissões esperadas e mudanças importantes: o dia de cão no esporte da Globo

Publicado há 3 anos
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta terça-feira (17) o dia foi de cão no esporte da Globo. Como parte do processo de integração entre todas as mídias do jornalismo, algo que também acontece em outras editorias, a emissora fez uma limpa em seu departamento de esportes.

Ao todo, foram dispensados cerca de 20 pessoas, entre repórteres da Globo e do SporTV, além de jornalistas do site de esportes da emissora. Entre os demitidos estão nomes como Vanessa Riche, lendária jornalista do SporTV, com mais de 15 anos de casa.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Veja mais: Globo leva multa de Instituto e da Justiça por uso indevido de área de proteção ambiental

Outro nome dispensado é Luiz Ademar, jornalista que sempre comenta jogos de times paulistas no Premiere, e que participava frequentemente do Seleção SporTV, comandado por Marcelo Barreto no horário do almoço.

Na Globo, o nome mais conhecido é Luciana Ávila, ex-apresentadora do Esporte Espetacular e que estava na Globo há muito tempo. Nos últimos tempos, Ávila era repórter dos clubes cariocas.

Outro nome de destaque, mas fora do ar, é o de César Seabra. César estava no Grupo Globo há 30 anos, e dirigiu a editoria Rio, foi chefe de escritório da Globo News nos Estados Unidos, e em 2011, foi para o esporte, onde foi diretor de esportes de toda a rede. Desde 2016, era diretor de esportes da emissora em São Paulo.

No calor das emoções, alguns nomes de demissões surgiram, como Carlos Cereto, Renato Peters e Marco Aurélio Souza. O Observatório da Televisão confirmou com fontes que os três continuarão na Globo. Peters, inclusive, teve de tranquilizar a família que ficou em pânico com a notícia de sua “dispensa”. Ele pensa em processar jornalistas que noticiaram sua demissão. Ele cobriu o Corinthians nesta terça (17) para o SP2, apresentado por Carlos Tramontina.

Cereto é substituto direto de André Rizek no matinal Redação SporTV, um dos mais elogiados programas esportivos do Brasil. A reportagem tentou contato com ele para tentar um pronunciamento, mas até o fechamento desta matéria, Carlos não respondeu as nossas mensagens.

O fato é que novas demissões estão sendo esperadas ainda para este ano – as de hoje já estavam sendo previstas para muitos, já que as mudanças no comando do esporte na Globo começaram no ano passado.

Na redação da Globo e do SporTV, existe a certeza que elas não irão parar, pelo menos enquanto o projeto de integração continuar – ele deve ser finalizado apenas em 2018. Este projeto é liderado por Roberto Marinho Neto, herdeiro da Globo que é o novo mandatário do esporte no canal.

Em comunicado, a Globo não fala em nomes e em números, e explica as dispensas como forma de promover mais sinergia entre as redações.

“Desde outubro de 2016, quando a área de Esportes passou a atuar em um novo modelo organizacional, trabalhamos intensamente para implementar uma estrutura funcional ainda mais dinâmica. O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao Esporte, criando uma visão sinérgica. Houve ajustes em função do desenho integrado ideal e uma readequação dos cargos, respeitando o os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais. Todos os funcionários de Esportes já fazem parte de uma estrutura integrada, subordinada à direção de Esportes do Grupo Globo. Haverá uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais”, diz a Central Globo de Comunicação.

Os nomes dispensados são os seguintes:

Globo: Luciana Ávila, Claudio Schwab, César Seabra, Cláudio Moraes, Rosane Araujo e Carla Canteras.

SporTV: Norton Marcon, Mariana Brochado, Pedro Motta, Alfredo Taunay, Vanessa Riche, Luiz Ademar, Chafi Haddad, Marcelo França, Rivelino Teixeira, Idival Marcusso, Bianca Junqueira, Renato Matte, Marcos Carvalho e Joyce Brune.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio