Esquecida na gaveta

Contenção de gastos, semelhança com Poliana e escândalo fora do Brasil: as razões que levaram o SBT a desistir de Patinho Feio

Leonor Correia seria a autora da adaptação de origem argentina

Publicado em 19/07/2022

Os fãs de As Aventuras de Poliana tiveram que esperar um tempo ingrato para conferir Poliana Moça. A continuação da trama infantil deveria ter estreado na sequência da primeira parte, em julho de 2020 – mas acabou adiada por quase dois anos devido à pandemia do coronavírus, e só veio a estrear de fato em abril deste ano.

O que muitos talvez sequer se recordem é que, antes de optar por dar continuidade (ainda maior) à saga da doce Poliana (Sophia Valverde), o SBT tinha outros planos para a continuidade da faixa infantil. A ideia inicial da emissora era substituir As Aventuras de Poliana por Patinho Feio, adaptação da novela argentina Patito Feo (2007-2008) que chegou a entrar em pré-produção.

O remake levaria a assinatura de Leonor Correa, que já havia adaptado Carinha de Anjo com sucesso na Anhanguera – e, com o engavetamento do projeto, acabou desligando-se do canal de Osasco e indo para a Band, onde hoje responde pelo departamento de dramaturgia.

Mas, afinal de contas, que motivações estiveram por trás da decisão do SBT de cancelar a produção de Patinho Feio, com o projeto já em um estágio razoável de desenvolvimento nos bastidores?

Leonor Corrêa
Leonor Correa era a responsável pela adaptação de Patinho Feio no SBT (Reprodução)

Segundo fontes ouvidas com exclusividade pelo Observatório da TV, a principal razão foi a economia. Naquele segundo semestre de 2019, quando a decisão foi tomada, a situação financeira da emissora não era tão confortável quanto se esperava, e entendeu-se que uma segunda temporada de Poliana viria a calhar nesse sentido. Afinal, produzir uma nova novela que conservasse boa parte da cenografia do elenco da que já estava em curso representaria uma boa redução sobre os gastos que qualquer projeto feito do zero acarretaria.

A questão financeira, porém, não foi o único motivo por trás do adiamento de Patinho Feio. Surgiu tardiamente uma preocupação com o fato de a história argentina trazer fortes semelhanças com o enredo da própria As Aventuras de Poliana.

Para se ter uma ideia, a protagonista da trama cancelada seria Patrícia, uma garota com sonho de cantar que, ao trocar o interior pela cidade grande, deparava-se com o pai biológico que nunca conhecera – exatamente a mesma trajetória que Poliana seguiu ao descobrir-se filha de Otto (Dalton Vigh).

Patrícia estudaria em uma escola focada em expressão artística, muito parecida à Ruth Goulart da trama de Íris Abravanel, e seria alvo das maldades e do bullying da coleguinha Antonella, uma patricinha vaidosa e elitista – cujo perfil pouco diferia da Filipa (Bela Fernandes) que atormentava Poliana.

Para piorar, como o próprio título sugeria, Patrícia era uma garotinha de aparência feia e desengonçada, que se transformaria numa belíssima adolescente ao aposentar os óculos, o aparelho nos dentes e o penteado cafona.

Qualquer semelhança com o mote vivido por Vinícius (Vincenzo Richy), em As Aventuras de Poliana, até poderia ser mera coincidência, mas o SBT não estava disposto a correr o risco. Ora, tantas repetições poderiam cansar o público e deitar por terra todo o potencial de sucesso da atração que estava sendo planejada.

Embora esses dois fatores tenham sido apontados como os principais motivadores do engavetamento de Patinho Feio, houve ainda uma terceira razão que, se não pesou tanto quanto as demais para a decisão do SBT, chegou a ser ao menos mencionada entre os encabeçadores do projeto antes de suspendê-lo.

No mesmo momento em que o pré-desenvolvimento da versão brasileira da história estava em curso, um escândalo de violência sexual ocorrido nos bastidores da original argentina explodiu na mídia de Buenos Aires, atraindo também a atenção de outros países – inclusive do Brasil.

Denúncia de Thelma Fardín (à esquerda) contra Juan Darthés (à direita) também influiu no cancelamento de Patinho Feio (Reprodução/Telefe)

O ator Juan Darthés, que vivia o protagonista adulto de Patito Feo, foi acusado por uma ex-atriz infantil do elenco, Thelma Fardín, de a haver estuprado nos bastidores da turnê de shows que o elenco realizou pela Argentina e por outros países.

O caso explodiu em dezembro de 2018, cerca de um ano antes de o SBT oficializar a decisão de adiar Patinho Feio. No entanto, foi citada com preocupação nos bastidores da emissora a possibilidade de novos desdobramentos do tema surgirem com a versão brasileira já em cartaz, envolvendo o título do folhetim da casa em uma série de manchetes poucos apropriadas para o público a que ela se destinava – o infantil.

Sina de cancelamento

Procurado pelo Observatório da TV, o SBT não quis dar maiores explicações sobre o motivo de ter engavetado Patinho Feio e negou que tenha cancelado definitivamente a produção da trama.

O projeto foi adiado devido a estratégia artística, e não temos data para retomada. Ainda temos os direitos [de regravação da novela argentina] e podemos exercer a qualquer momento“, explicou a assessoria da emissora.

Vale lembrar, no entanto, que esta não foi a primeira vez que a ideia de um remake brasileiro de Patito Feo sobe no telhado. Em 2008, enquanto produzia Revelação – trabalho que marcou a estreia de Íris Abravanel como novelista -, o SBT chegou a adquirir os direitos de adaptação da obra junto à produtora argentina Ideas del Sur, mas não levou o projeto adianta e o contrato expirou.

Posteriormente, em 2012, foi a vez de a Record TV encomendar uma nova versão da história infantil, desta vez junto à Televisa, que também tinha envolvido na autoria da obra. À época, a emissora de Edir Macedo tinha vigente um acordo com a rede mexicana, dos quais resultaram Bela, a Feia (2009) e a regravação de Rebelde (2011-2012).

A ideia era substituir a própria Rebelde por Patinho Feio e colocá-la para bater de frente com Carrossel, que naquele então era um fenômeno de audiência na grade de Silvio Santos. A roteirista Ecila Pedroso (Carga Pesada, Canavial de Paixões) foi a escalada para reescrever a história argentina, tendo chegado a desenvolver alguns capítulos.

No entanto, os maus resultados da fase final da trama teen estrelada por Arthur Aguiar e Sophia Abrahão acabaram azedando a relação entre a Record TV e a Televisa, levando à rescisão precoce do contrato – e, mais uma vez, ao cancelamento de Patinho Feio.

Com tantas idas e vindas, só resta aguardar para saber quando – e se – a obra argentina de fato virá um dia a ser reproduzida no Brasil…

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade