Insatisfação

Bolsonaro rebate Jornal Nacional e exige direito de resposta: “Acusação de genocida para cima de mim”

Editorial sobre ações do governo sobre a pandemia irritou o presidente

Publicado em 29/08/2020

Cumprindo a promessa que fez em uma live no último dia 13, o presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação judicial contra a TV Globo, exigindo um espaço para direito de resposta no Jornal Nacional. A atitude de Bolsonaro decorre de uma insatisfação com um editorial do telejornal que criticou ações do governo durante a pandemia, informa a coluna Radar, da revista Veja.

O pedido de espaço para um direito de resposta no jornal de William Bonner e Renata Vasconcellos foi protocolado pela Advocacia-Geral da União, no Rio de Janeiro, em uma petição no Tribunal Regional Federal da 2ª Região da cidade.

Vamos tentar a responsabilização e o esclarecimento da verdade no tocante a essa matéria, porque não dá para a gente não se defender disso. Uma acusação de genocida para cima de mim no horário nobre, ou que eu sou o responsável e que deveria cumprir a Constituição“, reclamou Bolsonaro na live, sem citar o Jornal Nacional.

A defesa do presidente alega na Justiça que o editorial tem “indevidas ilações sobre uma suposta omissão deliberada por parte do Governo Federal, no contexto de combate à pandemia do gerada pelo Covid-19”.

Em nota enviada ao portal Notícias da TV, a TV Globo nega que o Jornal Nacional tenha feito tais acusações. “O editorial do Jornal Nacional não acusou o presidente pelas mais de 100 mil mortes da pandemia de coronavírus.

Apenas listou fatos ocorridos durante a pandemia e convidou o telespectador a uma reflexão sobre que autoridades (prefeitos, governadores e presidente) cumpriram seu dever constitucional de zelar pela saúde da população. Na mesma edição, foi divulgada nota da Secom defendendo as ações do governo federal no combate à pandemia”.

A partir dos 33 minutos e 40 segundos você assiste o momento em que Bolsonaro rebate o editorial do JN

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade