bruno luperi

Autor de Pantanal altera detalhe no velório de José Leôncio após sugestão de ator

Fazendeiro ganha uma homenagem diferente

Publicado em 03/09/2022

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai mesmo morrer reta final de Pantanal. Mas o autor Bruno Luperi decidiu alterar um pequeno detalhe no final do fazendeiro, após receber uma sugestão de Irandhir Santos, que vive o peão José Lucas.

A cena em questão é uma homenagem feita pelos filhos de José Leôncio. Na versão original, durante o velório do rei do gado, os herdeiros davam uma salva de tiros. Agora, os disparos não serão feitos. Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do O Globo, o autor explicou a mudança.

Eu tirei (a salva de tiros), isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão. E, na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor. Ele disse: “Dentro de tudo o que eles viveram (os Leôncio), eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão”“, iniciou.

E completou: “Eu falei: “É isso. Não tinha pensado, mas agora é e vai ser. Esse é o ‘tiro’ que nosso Pantanal vai dar”. Eu tento ter com o elenco e a direção a generosidade que sei que eles têm comigo. Quando vem algo deles, tento olhar com o maior critério possível e ouvir com o coração aberto”.

Assim como na versão original, de Benedito Ruy Barbosa, o fazendeiro falece após seu casamento com Filó (Dira Paes). Após uma noite romântica com a esposa, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) acorda com uma sensação estranha. Mais tarde, ele sofre um infarto fulminante e morre. No velório, uma chalana, que pode ser a de Eugênio (Almir Sater), vai carregar o corpo e os tripulantes serão os peões e os familiares do fazendeiro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade